Buscar

Algumas Dicas para Investir com Segurança em Criptomoedas

A tecnologia mudou a maneira como as pessoas trabalham, se comunicam, fazem compras e até mesmo pagam por mercadorias. Empresas e consumidores nem sempre preferem mais dinheiro em espécie, e este comportamento está dando lugar a pagamentos sem contato físico, como o Apple Pay. Com a rápida velocidade de um smartphone, os consumidores podem pagar por itens em caixas digitais. Agora, um novo sistema de pagamento está surgindo: a criptomoeda.

Provavelmente todo mundo já deve ter ouvido falar do Bitcoin. Foi a primeira criptomoeda a se tornar popular, mas outras estão crescendo em popularidade. Existem mais de 2000 tipos diferentes de criptomoedas, e mais estão sendo desenvolvidos diariamente.

Pesquisas sugerem que a maioria das pessoas já ouviu falar em criptomoedas, mas não entendem completamente o que são. Então, o que são? São seguras? E como investir nelas? Para te ajudar, vamos responder essas perguntas. Pense nisto como o Investimento em Criptomoeda 101.

O Que É Criptomoeda?

Criptomoeda é um sistema de pagamento digital que não depende dos bancos para verificar as transações. É um sistema peer-to-peer que permite que qualquer pessoa em qualquer lugar possa enviar e receber pagamentos. Ao invés de ser dinheiro físico que é transportado e trocado no mundo real, os pagamentos em criptomoeda existem puramente como entradas digitais para um banco de dados online que descreve transações específicas. Quando você transfere fundos em criptomoeda, as transações são registradas em um livro razão público. Você armazena suas criptomoedas em uma carteira digital.

A criptomoeda recebeu este nome porque usa criptografia para verificar transações. Isto significa que é usada codificação avançada no armazenamento e transmissão de criptomoedas entre carteiras e para livros razão públicos. O objetivo da criptografia é proporcionar segurança e proteção.

Quão Seguras São As Criptomoedas?

Criptomoedas normalmente são construídas utilizando a tecnologia Blockchain. Blockchain descreve a forma como as transações são registradas em "blocos" e “marcadas” de acordo com o tempo. É um processo bastante complexo e técnico, mas o resultado é um livro razão digital de transações em moeda criptográfica que é difícil de ser manipulado por hackers.

Além disso, as transações requerem um processo de autenticação de dois fatores. Por exemplo, você pode ser solicitado a digitar um nome de usuário e uma senha para iniciar uma transação. Então, você pode ter que digitar um código de autenticação que é enviado via texto para seu telefone celular pessoal.

Embora sejam seguras, não significa que as criptomoedas não possam ser hackeadas. Na verdade, vários ataques hacker de alto custo têm causado prejuízos para startups de criptomoedas. Os hackers roubaram a Coincheck em cerca de US $534 milhões e a BitGrail em US $195 milhões em 2018. Isso fez deles dois dos maiores ataques hacker de criptomoedas de 2018, de acordo com a Investopedia.

Os investimentos são sempre arriscados, mas alguns especialistas dizem que as criptomoedas são uma das escolhas de investimento mais arriscadas. No entanto, as moedas digitais também são algumas das commodities mais populares. No início deste ano, a CNBC previu que o mercado de criptomoedas deverá atingir um valor de US$ 10 trilhões até o final de 2021. Se você está planejando investir em criptomoedas, estas dicas podem ajudar você a fazer escolhas inteligentes.

Pesquise Corretoras

Antes de investir seu primeiro dólar, aprenda sobre as corretoras de criptomoedas. Estas plataformas fornecem os meios para comprar e vender moedas digitais, no entanto, de acordo com o Bitcoin.com, existem 500 corretoras para escolher. Pesquise, leia resenhas e converse com investidores mais experientes antes de continuar.

Saiba Como Armazenar Suas Moedas Digitais

Se você comprar criptomoedas, precisa armazená-las. Você pode armazená-las em uma corretora ou em uma "carteira" digital, como por exemplo, em uma das corretoras listadas no site Trusted Reviews. Embora existam muitos tipos diferentes de carteiras, cada uma delas tem seus próprios benefícios, exigências técnicas e segurança. Assim como nas corretoras, você deve pesquisar suas opções de armazenamento antes de investir.

Diversifique Seus Investimentos

A diversificação é a chave para qualquer boa estratégia de investimento, e também se aplica para quando investimos em criptomoedas. Por exemplo, não coloque todo o seu dinheiro em Bitcoin só porque esse é o nome que você conhece. Existem milhares de opções, sendo que é melhor espalhar seu investimento em várias moedas.

Prepare-se Para a Volatilidade

O mercado de criptomoedas é volátil, portanto, esteja preparado para altos e baixos. Você verá oscilações dramáticas nos preços. Se sua carteira de investimentos ou bem-estar mental não puder lidar com isso, as criptomoedas podem não ser uma boa escolha para você.

As criptomoedas estão em destaque neste momento, mas lembre-se, elas ainda são muito jovens. Investir em algo novo possui desafios, portanto, esteja preparado. Se você pensa em participar, faça pesquisas e, para começar, invista com cautela.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.