Publicado em 06/02/2019 às 15:18, Atualizado em 06/02/2019 às 18:39

Apaixonado por Marie, Bé atravessa o mundo para viver uma linda história de amor

Devanil e Marie se conheceram há três anos e meio

Bárbara Ballestero, Redação Nova News

Fotos: Arquivo pessoal

Cb image default

A distância entre Brasil e República Tcheca é de aproximadamente 9.667 km. É longe, bem longe. Outro continente, muitas horas de voo, mas nada disso foi empecilho para Devanil dos Santos e Marie dos Santos Samek, casal que se conheceu há três anos e meio.

A história de amor entre o batayporense e a tcheca teve início no ano de 2015, quando a jovem esteve no Brasil para trabalhar como voluntária.

Segundo narrado por ele, o primeiro contato entre os dois foi engraçado, pois por acaso ou destino, o cônsul honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul, seu amigo de longa data, buscaria a jovem no Terminal Rodoviário de Batayporã e não pôde comparecer, enviando Devanil, que esteve representando a Coordenadoria de Cultura do município. As primeiras palavras dela em português foram: “Bom dia, eu sou um gato tcheco”, arrancando gargalhadas do sul-mato-grossense, que achou louvável a tentativa de comunicação.

Os encontros ficaram cada vez mais frequentes durante a estadia de Marie, mas pela distância que em alguns dias separaria os dois, o brasileiro nem imaginava que estava prestes a nascer uma grande história de amor.

Quando retornou para seu país de origem, Marie continuou mantendo contato com o brasileiro através do Skype. Na virada do ano de 2015 para 2016, a tcheca retornou à Batayporã para conhecer a família e os amigos de Devanil, estreitando cada vez mais os laços e dando início oficial ao namoro.

Ao partir pela segunda vez, a despedida foi de muito choro, porém já sabiam que em breve se reencontrariam.

Apesar do fuso horário, eles continuaram conversando todos os dias.

Devanil já estava disposto a deixar trabalho, família e amigos no Brasil para reencontrar seu amor. Decidido, ele que era funcionário da prefeitura e músico, assinou afastamento e iniciou as despedidas. A viagem que começou no dia 07 de setembro, terminou com sua chegada na República Tcheca dois dias depois. “O coração começou a bater mais forte, quando cheguei ao aeroporto e avistei Marie”, afirmou Bé, como é conhecido pelos amigos. Ao chegar no local onde seria sua nova casa, foi acolhido pelos familiares da jovem, que de cara lhe deram uma cópia das chaves.

Cb image default
Devanil ao lado de sua nova família na República Tcheca

Passaram-se dias, e segundo ele, apesar da difícil adaptação com o frio europeu, sempre se sentiu acolhido por Marie e sua família.

Em 2017 casaram-se na República Tcheca e em 2018, estiveram no Brasil novamente, para visitar os amigos e realizar a cerimônia de casamento em Batayporã.

Devanil trabalha hoje como aprendiz de marceneiro e também como músico, levando um pouco da cultura do Brasil por onde passa. Marie se apresenta em um dos projetos musicais de Bé, em que mesclam música popular brasileira com trechos traduzidos para o idioma tcheco, traduções essas feitas por ela mesma.

O casal espera seu primeiro filho, que nascerá em julho.

Confira vídeo de uma apresentação do casal:

UEdsbWNtRnRaU0JwWkQwaVgzVnpOR2RvWW1WNk15SWdjM0pqUFNKb2RIUndjem92TDNkM2R5NTViM1YwZFdKbExtTnZiUzlsYldKbFpDODVhbVpmVERoMWRuQmtTVDl5Wld3OU1DWmhiWEE3WVcxd08zTm9iM2RwYm1adlBUQWlJR1p5WVcxbFltOXlaR1Z5UFNJd0lpQmhiR3h2ZDJaMWJHeHpZM0psWlc0OUlpSStQQzlwWm5KaGJXVSs=