Buscar

Camas hospitalares: Conheça os tipos, características e funções de cada modelo

Cb image default
Foto de Pixabay - on Pexels

Deseja saber quais são os melhores modelos de camas hospitalares? Nesse artigo apresentaremos as principais informações.

Dessa forma, você poderá entender melhor as principais características e assim, acessar na sua escolha quando precisar realizar uma compra.

Para cada paciente, cada ala hospitalar e principalmente, para cada necessidade existe um modelo de cama que será a mais indicada pensando no conforto e recuperação do paciente.

Você descobrirá que existem diferentes tipos de camas, desde as mais simples e comuns, até aquelas que são mais luxuosas e contam com diferentes funções, pensando na melhora do paciente.

Saiba como escolher as camas hospitalares

As camas hospitalares são extremamente importantes para o conforto e bem-estar dos pacientes, durante a sua estadia e recuperação nesse ambiente.

Existem diversos tipos e modelos de camas, cada um com suas características e funções específicas.

Cada um dos tipos de camas hospitalares que apresentamos aqui, pode ser indicado para uma finalidade, seja a recuperação do paciente após uma cirurgia, dentre outros procedimentos.

Algumas camas são ideais para pacientes que precisam de mais cuidados, como aqueles que estão em estado grave ou que têm problemas de mobilidade.

Já outros modelos são mais indicados para pacientes que precisam de menos cuidados e podem se locomover por conta própria.

As camas também podem ter diversos acessórios, como travesseiros, lençóis e cortinas, que proporcionam maior conforto aos pacientes.

Existe ainda alguns itens que devem ser considerados, pensando no conforto do paciente que irá utilizar a cama, para acertar na compra.

Alguns desses itens são:

Melhor modelo de cama;

Estado clínico;

Idade;

Peso;

Nível de dependência do paciente;

Espaço disponível no ambiente de instalação;

Tempo de utilização do equipamento;

Principal objetivo nesta escolha: qualidade de vida;

Conforto do paciente.

Camas hospitalares: o cuidado necessário com o paciente

As camas hospitalares são essenciais para o conforto e bem-estar. Elas podem ser manuais ou elétricas, com diversos ajustes para atender às necessidades específicas de cada pessoa, de acordo com seu quadro clínico.

Além disso, algumas camas possuem funções especiais, como a regulagem da altura e de inclinação do colchão, facilitando o tratamento e a recuperação dos pacientes.

Isto facilita o tratamento e a recuperação dos pacientes, tornando-os mais confortáveis. As camas também possuem rodízios que permitem que elas sejam movimentadas facilmente pelo quarto, o que é útil tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.

Isso facilita o tratamento e a recuperação dos pacientes, tornando a sua estadia mais confortável.

Essas camas também podem ser equipadas com monitores de sinais vitais e outros dispositivos médicos para garantir a segurança e o conforto do paciente.

Tipos e modelos de camas hospitalares

Existem diversos tipos e modelos disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e funções.

A escolha da cama ideal depende das necessidades específicas de cada paciente.

Por exemplo, existem camas elétricas que permitem ajustar a altura do colchão para facilitar o acesso ao paciente. Já as camas articuladas têm um motor que permite levantar ou abaixar a parte superior do corpo do paciente, facilitando a realização de cuidados como higiene e alimentação.

Cada tipo de cama tem seus prós e contras; por isso, é importante consultar um médico ou fisioterapeuta para escolher a melhor opção para o paciente.

Existem diversos fatores a serem considerados, como o peso do paciente, a altura, o tamanho da superfície corporal que precisa ser apoiada e as condições médicas específicas.

Com base nessas informações, o profissional poderá recomendar o melhor modelo de cama para atender às necessidades do paciente.

Camas elétricas

As camas elétricas são uma ótima opção para quem precisa de um elevador para se levantar ou se deitar.

Esses equipamentos permitem que os pacientes sejam movimentados seguramente e confortável, além de facilitar o trabalho dos enfermeiros e médicos.

Como a tecnologia está cada vez mais presente no mundo da saúde, as camas elétricas também estão se tornando cada vez mais sofisticadas, oferecendo ainda mais conforto e segurança aos usuários.

Essas camas também têm vários ajustes que podem ser feitos para garantir o máximo de conforto do paciente.

Elas possuem controles remotos que permitem ajustar a altura da cabeceira e do footboard, além de outras funções como inclinação do colchão e até mesmo massagem.

Cada um dos comandos e funções que são adicionados ao colchão, tem o objetivo de favorecer a sua recuperação e ainda, proporcionar conforto durante toda a sua estadia, por mais difícil que seja.

Camas ortopédicas

As camas ortopédicas também são elétricas, mas possuem um design mais robusto e estruturado, ideal para pacientes com problemas nas costas ou que precisam ficar imobilizados por longos períodos.

Elas geralmente possuem ajustes de altura e inclinação, assim como travas para impedir que o paciente se movimente. Algumas camas também possuem barras de suporte para auxiliar o paciente a levantar e sentar-se, o que pode facilitar muito a recuperação.

Essas camas permitem que o paciente seja posicionado de forma confortável, ajustando a altura da cabeceira e do colchão para melhor atender às suas necessidades.

Camas manuais

As camas manuais são uma opção mais simples e barata, ideais para quem não precisa de todos os recursos extras oferecidos pelos modelos elétricos, por exemplo.

Elas geralmente possuem rodízios que facilitam o movimento da cama dentro do quarto, além de travas que mantêm a estrutura fixa em uma posição determinada.

Camas reguláveis

As camas reguláveis são uma variação das manuais, como o próprio nome indica, elas permitem que o usuário ajuste a altura da cabeceira e do footboard para maior conforto.

Macas

Já as camas conhecidas como macas, são aquelas encontradas em salas de emergência e que são as mais conhecidas.

Existem grandes praticidade nesse item, devido às suas rodinhas e ainda, podendo ser dobráveis, facilitando a locomoção dos pacientes, quando necessário.

No entanto, essas jamais deverão acolher um paciente por muito tempo, pois, não transmite o conforto necessário.

Independentemente do tipo ou modelo escolhido, é importante verificar se a cama atende às necessidades específicas do paciente antes de finalizar a compra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.