Publicado em 28/03/2022 às 16:21, Atualizado em 28/03/2022 às 20:26

“Campeonatos estaduais,” por Elizeu Gonçalves Muchon

Elizeu Gonçalves Muchon,
Cb image default
Imagem: Arquivo Pessoal

Enquanto a guerra: Rússia x Ucrânia entristece o mundo e domina os noticiários com um cenário melancólico e a pandemia ainda preocupa, no Brasil, os Campeonatos Estaduais agitam o mundo do futebol.

Há uma corrente de Jornalistas esportivos que advogam pelo fim dos campeonatos estaduais e regionais, sob o pretexto de descongestionar o calendário em prol das competições nacional.

Basta, porém, chegar às semifinais e finais dos estaduais, para derrubar essa teoria e, efetivamente notar que os Estaduais nutrem uma paixão incrustada na alma dos torcedores, além do que essa competição é um verdadeiro laboratório de preparação para os times.

A relação do torcedor com seu time do coração às vezes chega a ser passional, daí a magia dos Estaduais.

Não há, no mundo do futebol, rivalidade maior que nos clássicos estaduais. É assim em São Paulo e Rio entre os quatro grandes, em Minais e Rio Grande do Sul entre os dois grandes e isso se espalha pelo Brasil.

Pelo o que foi visto até agora, já dá pra se ter uma noção dos times que vão se destacar nas competições nacional.

Ao mesmo tempo, parece até que o torcedor voltou novamente seus olhos para a seleção brasileiro, outrora paixão de todos, mas que vive certo “litígio”. O Jogo no Maracanã contra o Chile, com despedida do Tite naquele estádio, (já anunciou que deixa a Seleção após a copa), também com anuncio de despedida de Galvão Bueno, foi um reencontro simpático entre a seleção e os torcedores.

O ano parece prometer para o futebol brasileiro, mas a base de tudo está nos estaduais.

Elizeu Gonçalves Muchon

[email protected]