Publicado em 17/08/2019 às 14:54, Atualizado em 17/08/2019 às 18:25
Dona Renatinha garante que o que lhe falta de visão lhe sobra de motivação. "Eu não permito que minha dificuldade na visão me aprisione", disse
Quem vê Dona Renatinha de 81 anos jogando bocha, não imagina que a idosa possui menos de 5% da visão. A bocha é um jogo praticado com diversas bolas grandes e uma bola pequena, em uma cancha com dimensões retangulares, onde o objetivo principal é fazer com que as bolas grandes se aproximem ao máximo da bola pequena.
Renata Bueno Fermino de 81 anos é natural de Álvares Machado (SP) e há 15 anos mora em Bataguassu (MS). A reportagem conheceu Renatinha durante as quartas de final do jogo de bocha feminino dos Jogos Estaduais da Melhor Idades em Mato Grosso do Sul. Simpática, auto astral e muito alegre Renatinha conversou com o Nova News depois do jogo que tirou ela e sua parceira de disputar a semifinal do campeonato.
Para arremessar a bola na pista, ela conta com a ajuda da grande amiga e parceira de jogo, Valdevina Clemente da Silva, que a pega pelo braço, a posiciona no lugar estratégico e direciona a jogada da amiga. Mesmo com a visão comprometida devido a uma enfermidade nos olhos há mais de 15 anos, Dona Renatinha não se intimida com o jogo e com disposição e muita concentração faz suas jogadas e dá show de superação.
Para a educadora técnica Graciele Liberato dos Santos, Renatinha é um verdadeiro exemplo, além da bocha a idosa adora jogar dominó, e é ótima garante a professora. A coordenadora do Projeto Melhor Idade de Bataguassu Maria Aparecida da Silva Passos explicou que o objetivo do Projeto Melhor idade é exatamente esse, dar oportunidade de lazer e interação a idosos que se não estivessem participando dessas atividades certamente estariam em casa, ociosos às margens de uma depressão. "Não basta envelhecer, tem que envelhecer bem, com alegria e prazeres, é preciso viver muito, mas mais importante que isso, é preciso viver com qualidade.
Ao final da entrevista Dona Renatinha deixou uma mensagem aos mais novos e a todos que andam desanimados. "É muito importante acordar com alegria, abrir os olhos e pedir força pra Deus para viver mais um dia. Não desanimar, mesmo com muitas dificuldades. Ter fé sempre, pois ela nos leva pra frente. E ter muita coragem para encarar os medos.
Renata Bueno diz que se não fosse sua fé em Deus e a coragem que tem para encarar as dificuldades da vida, não teria forças pra ser tão feliz como é. "Eu moro sozinha, mas sou abençoada, tenho tudo, e aquilo que falta Deus compensa. Eu amo o Projeto Melhor Idade, lá é minha segunda casa", finalizou.