Buscar

Como criar metas financeiras para 2022

O ano novo já está batendo à porta e queremos conversar com você sobre um assunto muito importante: metas financeiras. Você sabe como estabelecê-las? Hoje vamos explicar em detalhes o que é preciso fazer para definir seus objetivos e manter suas finanças em dia.

Ter suas metas bem esclarecidas é essencial para que você possa conquistar a tão sonhada casa própria, fazer a faculdade que tanto deseja ou comprar um carro zero. Tudo isso é possível hoje graças à facilidade que as fintechs oferecem para a contratação de empréstimo com garantia.

Sendo assim, continue com a leitura e comece 2022 com o pé direito e o bolso sem dívidas. Boa leitura!

O que são metas financeiras?

Metas financeiras são objetivos que você estabelece e que estão relacionados a dinheiro. Muitas pessoas acreditam que essas metas estão sempre relacionadas ao acúmulo de capital, contudo nem sempre é isso que ocorre. É claro que você pode ter como meta guardar mil reais todos os meses ou juntar dinheiro para a sua festa de casamento.

Contudo, você também pode ter como meta quitar dívidas, aprender a investir, entre outras coisas. Por isso, é muito importante refletir bem sobre quais são seus planos para esse novo ano.

Como elaborar?

Não basta pegar a sua caderneta e começar a listar suas metas de forma aleatória. É preciso planejamento para fazer isso de uma forma correta e efetiva. Por isso, separamos os passos a seguir.

Diferentes de desejos

Não adianta de nada colocar como meta comprar uma ilha particular na Tailândia porque isso, na verdade, é um desejo e não uma meta. Mas, como diferenciar os dois? É bem simples: o primeiro representa apenas uma vontade, sem estrutura e nem processos claros para tornar-se realidade.

A meta, em contrapartida, precisa ser algo concreto e passível de ser atingida por meio de trabalho e esforço. Sendo assim, reflita bastante antes de começar a listar os seus objetivos.

Ser específico

Você precisa ser específico na hora de elaborar suas metas financeiras. Até porque são os detalhes que tornam os seus planos alcançáveis e evitam que você se perca ou desista deles ao longo do caminho.

Desse modo, nada de colocar como objetivo começar a investir ou juntar dinheiro para fazer uma grande festa de casamento. Afinal, esses pontos são muito abstratos e não lhe oferecem nenhum direcionamento do que precisa ser feito para atingi-los.

Portanto, as duas metas listadas devem ser mais específicas. No primeiro caso, é preciso definir onde você quer investir, quanto deseja investir e qual valor deseja ter acumulado depois de um ano, por exemplo.

No caso da festa, reflita sobre o que seria uma grande celebração, qual o tipo de decoração que deseja, quantos convidados quer chamar, qual o orçamento máximo aceitável, quando será a festa e quanto precisa economizar até lá para fazer o evento dar certo.

Todos os detalhes citados farão com que você saiba o que precisa ser feito para atingir os seus objetivos, diferentemente do que ocorria no primeiro caso.

Diferenças entre metas financeiras de curto, médio e longo prazo

Cada uma das suas metas precisa de um prazo para que se tornem realidade. E isso pode ocorrer a curto, médio ou longo prazo. Então, é importante saber classificar seus objetivos dentro desses períodos.

Com isso em mente, podemos dizer que as metas de curto prazo são aquelas que você pretende realizar dentro de alguns meses. Elas podem incluir quitar alguma dívida ou começar um investimento.

As metas de médio prazo estão relacionadas a objetivos maiores, que requerem um capital mais expressivo, como a sua festa de casamento ou a viagem dos seus sonhos. Em geral, o tempo para alcançá-las é de um ou dois anos.

Por fim, as metas de longo prazo englobam aquelas que exigem muito planejamento e investimentos substanciais. Em geral, elas levam, no mínimo, cinco anos para se tornarem realidade. Aqui você pode incluir a compra de uma casa, a realização de uma previdência privada ou a vontade de viver de renda.

Revisitar suas metas

Depois que listar todas as suas metas financeiras, não se esqueça de revisá-las de forma constante. Isso é importante porque quando o tempo passa, nossa perspectiva de mundo também muda, bem como nossos desejos e objetivos.

Sendo assim, é necessário rever aquilo que foi planejado meses ou anos antes e avaliar se aquela meta ainda faz sentido para você ou se é melhor criar um novo objetivo de acordo com as suas necessidades do momento.

Por que é importante ter metas financeiras?

Bem, depois de tudo o que explicamos, não é difícil perceber que as metas financeiras servem como um guia para você alcançar seus sonhos de forma mais rápida e efetiva. Isso tudo tendo consciência dos gastos que precisa ter e do capital que necessita juntar para colocar em prática todas as suas vontades.

E, com os passos que apresentamos ao longo do texto, não será difícil criar suas metas financeiras para esse novo ano que se inicia. Desse modo, coloque em prática cada uma das etapas aqui listadas e torne realidade todos os seus desejos sem recorrer a dívidas e nem comprometer o orçamento pessoal.

Se tiver gostado do artigo de hoje, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais com os seus amigos e parentes. Assim, todo mundo inicia 2022 com uma melhor condição financeira. Bom ano novo!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.