Buscar

Como escolher um bom vinho com um preço acessível?

Cb image default
Foto de Brett Sayles no Pexels

Se você está iniciando agora nesse incrível mundo dos vinhos, é normal que surjam dúvidas sobre qual rótulo escolher, principalmente por existir tantas opções no mercado.

Por isso vamos te ajudar a não errar na escolha do vinho, e o melhor, sem gastar muito! Então vem saber mais para acertar no melhor custo benefício e ainda assim ter boas garrafas em casa!

Existe uma extensa cartela de opções quando falamos de vinhos, como vinhos tintos, vinhos brancos, vinhos rosés, vinhos verdes entre outros.

Por isso, é interessante começar alternando os tipos de vinhos e uvas para ver qual irá te agradar mais. Outra dica é pedir ajuda de amigos e familiares que entendam um pouco sobre o assunto e conheçam o seu paladar, dessa forma fica mais fácil de fazer uma escolha mais assertiva logo de início.

Atrelado a isso, reunimos mais 5 dicas de como escolher um bom vinho e com preço acessível para você desfrutar:

Local da compra

Uma das primeiras coisas a ser observada na hora da sua escolha, é o local da compra. Você pode optar por uma loja especializada que sempre tem vinhos em promoção no catálogo. Escolher uma importadora ou até mesmo os grandes supermercados, também são umas sugestões.

Alguns mercados, inclusive, possuem adegas estruturadas que mantêm a boa qualidade do vinho por meio de cuidados especiais.

Um vinho armazenado em condições inadequadas, como estar muito exposto à luz (solar ou artificial) pode afetar sua vida útil. Por isso, ao adquirir, é super importante prestar atenção nesses detalhes.

Rótulo

Sempre leia o rótulo da sua bebida. Lá você encontra as principais informações do vinho e se irá ou não corresponder ao que você está buscando. Fique atento na safra, variedade de uvas, e local de origem, por exemplo. No rótulo também você pode encontrar dicas dos cuidados necessários com o armazenamento após a compra, o que garante que o vinho dure mais e com maior qualidade.

Safra

Engana-se quem pensa que quanto mais velho o vinho, melhor ele é. Essa afirmação só está correta quando referida aos vinhos de guarda, ou seja, aquele vinho que é elaborado para ser consumido nos próximos 10, 20, 30 anos e assim por diante.

No geral, a maioria dos vinhos rosés e brancos devem ser consumidos em até 2 ou 3 anos e a maioria dos vinhos tintos, em até 5 anos.

Um vinho fora do seu prazo de consumo, muito envelhecido ou jovem demais pode atrapalhar a sua experiência referente ao sabor. Por isso, ao avaliar custo benefício, preste atenção a esse detalhe para não frustrar as suas expectativas.

Preço

É normal, e nada errado, não querer investir em um vinho caro sem antes conhecê-lo, até porque nada garante que um vinho de R$300,00 irá agradar mais o seu paladar do que um vinho de R$50,00.

Porém é importante saber que vinhos extremamente baratos podem indicar que são vinhos mais simples, com um processo de produção com menos etapas, que trará uma qualidade mais baixa à bebida, barateando o custo para o produtor e consequentemente para o consumidor.

Outra possibilidade, é que o vinho pode estar em declínio, ou seja, já ultrapassou seu período máximo de consumo, por isso é importante saber qual o motivo de um preço tão baixo. O ideal é investir em produtos com preços correspondentes ao mercado e se atentar aos detalhes para que o “barato não saia caro” e você não fique no prejuízo.

Sommelier

Se você estiver em um restaurante e ficar com dúvida para escolher qual o melhor vinho para harmonizar com sua refeição, não sinta vergonha em perguntar.

O sommelier ou até mesmo os colaboradores do restaurante estão ali justamente para te orientar sobre qual a melhor opção para o momento e para o seu bolso. Assim, você economiza e ainda não erra ao escolher.

Seguindo essas dicas você conseguirá economizar e ainda assim ter um vinho de qualidade para todos os momentos! Boa degustação!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.