Buscar

Como se tornar maquiador profissional

Cb image default

Aquela do maquiador profissional é uma das profissões mais requerida e valorizada dos últimos anos. Falamos de uma profissão que está ficando muito popular nas diversas redes sociais, especialmente no Instagram, mas não é ainda previsto um percurso de formação bem definido. O primeiro passo a seguir para tornar-se maquiador profissional, é com certeza frequentar um curso de maquiagem profissional que te dará as bases teóricas e práticas necessárias para tornar-se um especialista em maquiagem. Avaliar os diferentes cursos presentes no mercado não é coisa fácil mas podemos começar analisando as matérias de estudo. Escolhendo no detalhe, as habilidades que devemos aprender absolutamente para nos tornar maquiadores profissionais, podem ser divididas em duas grandes categorias: técnicas e comerciais. Mas vejamos ainda mais no detalhe como estão estruturados esses cursos.

O PERCURSO FORMATIVO Um percurso formativo adequado para tornar-se maquiador deve, então, incluir o estudo de algumas noções fundamentais de maquiagem de base e corretiva como:

• Teoria da cor e ajuste cromático

• Psicologia da cor e comunicação através das cores

• Anatomia e morfologia

• Técnicas práticas de color correcting e execução da maquiagem corretiva morfológica

Estas habilidades devem ser acompanhadas por noções de dermatologia e cosmetologia, bem como, um conhecimento profundo sobre a fisiologia da pele, dos produtos de make-up e do equipamento e acessórios de tipo profissional.

Além das habituais aulas dedicadas às diferentes maquiagens (olhos, lábios etc…), não devem faltar as aulas dedicadas aos tipos específicos de maquiagem como make-up para moda e para noivas.

Um ótimo curso de maquiagem, não somente deve dar a possibilidade ao aluno de aprender a teoria mas sobretudo de aplicar esta, de maneira pratica, em diferentes modelos, praticando as técnicas aprendidas pouco antes. Entre os elementos que devemos levar em conta no processo de escolha do curso, é preciso considerar a importância de avaliar os professores e o curriculo de cada um, bem como, a possibilidade de fazer estágios em desfiles, eventos e sessões fotográficas.

Por fim, é preciso não esquecer as competências comerciais e de comunicação, fundamentais neste tipo de trabalho. Seria útil, então, frequentar aulas dedicadas à comunicação, ao management das redes sociais, ao marketing e à criação de um business plan.

CURSOS DE MAQUIAGEM PROFISSIONAL: OS VALORES

Os valores de um curso são variáveis, desde cerca R$ 1.200 para aqueles "beauty basic”, que têm uma duração de mais ou menos 20 Horas, até R$ 4.000/5.000 para o percurso completo.

A Escola Nacional de Maquiagem é uma das escolas mais importantes neste setor, com 6 sedes nas principais cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro. Recomendamos que você avalie o percurso dela, dividido em 3 Módulos e 2 Master que permitem alcançar uma formação gradual e completa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.