Buscar

“Conjectura política de Nova Andradina 2020”, por Ronan Fernandes de Arruda

Cb image default
Foto: Arquivo Pessoal

Ronan Fernandes de Arruda

Graduado em Matemática – UEMS

Mestre em Matemática – UEMS pelo PROFMAT/IMPA

Pós-graduação em Educação Matemática - UEMS

Pós-graduação em Educação Especial

Estudante de Direito - FINAN

Inicio este texto aplaudindo o número de candidaturas a prefeito que nosso município de Nova Andradina tem neste pleito eleitoral de 2020. Decidi escrever, pois estamos vivendo um momento impar nestas eleições: 1) COVID-19 e; 2) Uma corrida eleitoral na busca do voto; 3) Restrições adotadas devido a pandemia.

Sabe-se que nas últimas eleições teve-se em média 25% dos eleitores que deixaram de ir para as urnas, sendo que cada um tiveram seus motivos pessoais. Neste sentido podemos citar alguns exemplos: viagens para visitar familiares, viagens para lugares turísticos, não terem afinidades com os candidatos, não acreditarem na política do Brasil, dentre outros fatores.

Se olhar para os números atuais de eleitores no município temos o número 33.366 eleitores, dados retirados do site do TSE, referente ao mês de setembro de 2020. Se mantiver a situação das outras eleições, pode-se afirmar que 25% destes eleitores não irão para as urnas, ou seja, um total de 8.342 pessoas deixarão de votar, interessante estes dados, não é? Veja o que vem abaixo!

Através do site do TSE, obtive os dados abaixo:

Cb image default

Através destes dados o primeiro fator que chama atenção, é que, em percentual o número de eleitoras em nosso município sempre está a frente dos eleitores, em todas as faixas etárias, interessante este dado.

Se for analisado por faixa etária, e pontuarmos que estamos vivendo com várias restrições devido o COVID-19, tomando como base a faixa etária acima dos 45 anos, estarem no grupo de riscos, podendo a idade ser mais, e claro! Nota-se que, o numero de eleitores que possivelmente deixarão de ir pra urnas, devido a aglomeração em filas, será de aproximadamente 7.463 eleitores(masc) e 8.062 eleitoras(fem), um total de 15.525 eleitores(masc/fem), isso equivale dizer que 46,52%, não iriam para as urnas, achou interessante estes números? Acompanhe abaixo.

Claro que isso são CONJECTURAS! Mesmo porque temos a variável do eleitor fiel.

Pontuando o excelente trabalho realizado pela equipe de saúde de Nova Andradina com o rastreio e atendimento as pessoas contaminadas pelo COVID-19, irei conjecturar com esta variável agora. Supondo que nos dias que antecedam as eleições, haja um crescimento no número de contaminados em nosso município. Isso seria um outro fator para os votos não chegarem nas urnas? Dados retirados do site https://susanalitico.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html.html referente ao dia 17/10, nos fornece que temos 7 novos casos, 533 casos acumulados e 14 óbitos, para um total de 54.374 habitantes. Analisando os municípios que tiveram colapso ou decretaram lock-down com esta variável, ou seja, o número crescente de casos ativos, pode-se afirmar que teríamos um colapso nas eleições em Nova Andradina 2020.

Com o número significativos de candidatos a prefeito, 05(cinco) no total. Dentre eles: Roberto Hashioka (PSDB - 45) – concorrendo o 4º mandato; Gilberto Garcia (PL - 22) – concorrendo o 3º mandato; Moammar (AVANTE - 70) – concorrendo 1º mandato; Dr Omar (PSL - 17) – concorrendo 1º mandato e Prof. Tadao (PT - 13) – concorrendo 1º mandato. Será que os respectivos candidatos estão pensando em seus votos nas urnas e também no bem estar dos seus eleitores?

Com uma quantidade recorde de candidatos a vereadores, num total de 184, se todos tivessem o mesmo número de votos, poderia dizer que 33.366 / 184 = 181 votos, claro que isso é mito, ou seja, isso nunca irá acontecer. Mas, por incrível que parece, esta quantidade serve para uma reflexão muito séria. Candidatos ou vereadores que tiveram uma votação próximo de 1000 votos nas eleições anteriores, podem ficar atentos, pois estes números estão pulverizados agora.

Com todos estes candidatos fazendo suas campanhas, levando seus respectivos números e nome, junto com seu prefeito. Será que pensam nestes números acima ou que estão a frente? Os números mostram a seguinte realidade para os candidatos que possivelmente estão investindo seus recursos para encontrar os eleitores mais jovens. Os números mostram que 53,48% do eleitorado, ou seja, votos masculinos 8.533 e feminino 9.306, que somam um total de 17.839 estão com idade entre 16 a 44 anos.

Isso nos força a dizer, que Nova Andradina tem uma força jovem nas urnas, uma força questionadora que poderá nos surpreender nas urnas. Acredito que estão analisando cada passo dos candidatos e seus respectivos projetos para o município. Município que nos últimos anos tem brigado para ficar entre os 9 na economia do Estado.

Foi considerado o grupo de risco acima dos 45 anos, pois não há no site oficial do TSE, faixa etária acima dos 50 anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.