Publicado em 10/07/2020 às 11:19, Atualizado em 10/07/2020 às 15:27

“Ele voltou”, por Elizeu Gonçalves Muchon

Elizeu Gonçalves Muchon ,
Cb image default
Foto: Divulgação

Ele voltou. O velho e bom futebol voltou em alguns Estados. Para muitos, o retorno dos campeonatos estaduais em plena pandemia é uma tremenda irresponsabilidade. Para outros é uma realidade a ser enfrentada.

Além do mais, o Governo Federal pressiona a CBF para o retorno, também, do Campeonato Brasileiro. Presidentes de Clubes também pressionam. O próprio desafio para cumprir o calendário do nosso futebol é uma pressão natural aos dirigentes da CBF.

Esse desejo de ver a bola rolando é um misto de incerteza, com insensatez, quando se vê pela frente um protocolo médico a ser cumprido.

De qualquer forma já é quase certo que o Brasileirão voltará em agosto. A data sugerida pelo Presidente Rogério Caboclo é nos dias 8/9.

Alguns dirigentes batem na mesa e dizem que o futebol não é o vilão da história. Eles, aliás apontam que nas grandes cidades, basta o transporte coletivo lotado para contaminar muita gente. Apontam bailes e festas clandestinas, apontam a reabertura da economia e mais uma dezena de argumentos para mostrar que a volta do futebol sem público, não é loucura, ao contrário, vai dar ânimo ao povo psicologicamente abalado com a pandemia.

Todavia, a solução definitiva para o problema não é dos dirigentes de futebol, mas dos médicos, biomédicos, farmacêuticos e biólogos que buscam descobrir uma vacina segura e eficiente. Ademais, é impossível chegar a uma solução que agrada a todos, nesse cenário cinzento de abre e fecha, pode não pode, sem nenhum comando central para resolver essa crise. Por esta razão sempre digo: um País precisa investir pesado em Educação, ciências e tecnologia.

Elizeu Gonçalves Muchon – Professor e Jornalista

elizeumuchon@hotmail.com