Buscar

“Falta diplomacia”, por Elizeu Gonçalves Muchon

Cb image default
Imagem: Arquivo

O corpo Diplomático do Governo brasileiro, tem se revelado no maior fiasco da Diplomacia de nosso País desde a Monarquia até os dias atuais. Essa avaliação é feita até mesmo por membros do alto escalão do Governo Bolsonaro, que nos bastidores e nos porões, chamam o Chanceler Ernesto Araújo de “meninão”.

A crise é tão intensa, que conselheiros do Presidente, (conforme publicou a Folha de São Paulo), tem sugerido a saída imediata do senhor Ernesto Araújo do comando da Diplomacia. Uma ala inclusive, tem indicado a Bolsonaro a convidar o ex-Presidente Temer, que tem boa relação com a China, Índia, Estados Unidos e comunidade árabe, para assumir o posto. Temem, inclusive, já está (informalmente) ajudando o Governo de São Paulo nas negociações com a China. Claro que Bolsonaro não vai convidá-lo e Temer também não aceitaria.

Um punhado de exemplos de fracassos e trapalhadas do Senhor Ernesto poderia ser aqui citados, todavia, basta lembrar um. Em julho do ano passado, o Governo brasileiro faltou a uma reunião de Chanceleres Latinos Americanos, realizada no México, com a presença da China. Na pauta estava o acesso desses países às vacinas que seriam produzidas pela China e uma linha de crédito de 1 bilhão. O resultado dessa ausência é que agora o Brasil está no final da fila para receber a vacina da Covid- 19.

Como estamos no final da fila e a cantiga ainda vai longe, resta pautar pela prevenção contra a Covid – 19. A sociedade deveria optar pela prudência. Os maiores bens do ser humano é a independência e a Liberdade, respeitando o direito dos outros, sem se tornar refém de preconceitos, mas respeitando as regras coletivas.

Ou o Brasil muda seu corpo Diplomático, ou vamos ficar isolados e à mercê das sobras. Ernesto Araújo não está à altura do Ministério das Relações Exteriores. Está prejudicando o Brasil e o povo brasileiro, assim como os Ministros da Saúde e Educação, paralisaram duas das mais importantes pastas do Governo. Vai mal as coisas.

Elizeu Gonçalves Muchon – elizeumuchon@hotmail.com

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.