Buscar

“Fora da órbita das concepções históricas e sociais” por Taismara dos Santos Pereira

Cb image default
Foto: Arquivo Pessoal

A alienação significa estar fora de algo, estar alheio a alguma situação, recorda-se o filme Alien que demonstrava um ser alienígena que veio de outro planeta, em suma, estamos então a tratar de alguém que negligencia o saber dos seus arredores.

 Vamos falar aqui nesse texto de alguém alienado, por exemplo que seja capaz de trabalhar em determinado lugar e nunca perceber que sua mão de obra foi utilizada apenas por ser objeto de compra e venda. 

No caso da alienação do trabalho, ela é o efeito do trabalhador não ter acesso aos bens que ele mesmo produz, entretanto, a alienação tem várias faces que merecem suas respectivas análises e considerações.

Numa linha de produção, o trabalhador faz apenas parte do processo, estando completamente alheio ao produto final e, por consequência, do valor agregado ao bem a partir de seu trabalho.

É importante ressaltar que na filosofia, desde então, o conceito de alienação está associado a uma espécie de vazio existencial. Relaciona-se com a falta de consciência própria, de modo que o sujeito perde sua identidade, seu valor, seus interesses e sua vitalidade. A mesma pode ser classificada em diversos tipos, tais como: Alienação Social, quando os indivíduos não se reconhecem como produtores das instituições sociopolíticas;

Outro ponto interessante é falar da alienação cultural, que é a alienação por cultura, em que as pessoas fazem outras acreditarem em suas culturas e como elas são; Alienação Econômica, quando os produtores não se reconhecem como tal, nem nos objetos produzidos por seu trabalho. 

Eles vendem sua força de trabalho, acabam se tornando mercadoria e não percebem que foram desumanizados ou coisificados, compreendem assim pessoas que se tornam altamente consumistas simplesmente para preencher o ego e o exterior, deixando de entende que o mundo é espaço de vida e não de ser o tempo todo dominado.

Não obstante, essencial falar de Alienação Política, ligada a incapacidade de um povo se orientar politicamente, conforme seus próprios interesses; Alienação Religiosa, para Karl Marx, a religião não passa de uma quimera ilusão e aqueles que adoram a tal alucinação, são fracos e incapazes de enfrentar suas dificuldades, caminhando ambas nessa proximidade são capazes de fazer um indivíduo votar em determinado político não por seus trabalhos prestados ou mesmo pelo que poderá fazer em favor do povo, mas pelo elo com falsas questões religiosas, é o chamado messianismo que no caso do Brasil, desde Antônio Conselheiro tem promovido salvadores da Pátria, heróis populista da nação, sem deixar perder um ou outro político religioso.

Portanto, o estado de alienação interfere na capacidade dos indivíduos sociais agirem e pensarem por si próprios, ou seja, eles não têm consciência do papel que desempenham nos processos sociais, e dessa forma, torna-se alheios a si mesmo, a gravidade está na não percepção de que podem ser sujeitos e menos objeto das classes dominantes.

Taismara dos Santos Pereira

Aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio da EE Luis Soares de Andrade – Disciplina de Filosofia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.