Buscar

"Golpe dos nudes", por Elizeu Gonçalves Muchon

Cb image default
Imagem: Divulgação

 Golpe dos nudes: entenda a nova prática de extorsão que se popularizou no Brasil.

Esse e outros tipos de golpes por meio da internet, tem feito da vida de muitas pessoas um inferno.

Em uma conversa informal com um amigo, advogado em nossa região, ele me confidenciou que tem atendido alguns de seus clientes que passam por esta aporrinhação. Ou seja, a coisa se espalhou e chegou em nossa região.

É preciso tomar muito cuidado. A internet que nos trouxe tantos benefícios, também é usada para o mal e pode causar grandes prejuízos, se precauções não forem tomadas.

Um grande número de estelionatários espalhados pelo Brasil, muitos dos quais de dentro de um penitenciária, ou mesmo nos grotões do país aplicam golpes como: o golpe do carro quebrado; clonagem de whatsApp, golpe do envelope vazio, golpe do auxílio emergencial, golpe do pix e tantos outros, mas o golpe do momento é o golpe do nudes.

O esquema, que configura extorsão, começa quando um agente malicioso, (bandido, geralmente presidiário), faz um perfil falso no Facebook – personificando uma mulher atraente – e aborda homens, enviando mensagens picantes e sugerindo a troca de fotos íntimas.

De posse das fotos e imagens explícitas, o “golpista estelionatário”, que nessas alturas já tem o celular da vítima, se declara ser uma jovem menor de idade.

Entra em cena nesse momento outro “personagem”, afirmando ser o pai da garota e ameaça levar o caso à polícia, “a menos é claro, que o indivíduo desesperado a essas alturas, deposite uma boa quantia em dinheiro para comprar o silêncio.”

Em alguns casos, o terceiro personagem se identifica como delegado de polícia, sugerindo à vítima que deposite o dinheiro para não ir à justiça.

São armadilhas extremamente perigosas e bem pensadas, mentiras e chantagens que acabam levando as pessoas a prejuízos financeiros, moral e até psicológicos.

Pois bem, sou de opinião de que é preciso aprender o que a internet pode fazer de bom e também atentar para seus efeitos colaterais.

As armadilhas, que sempre “parecem” acontecer em lugares distantes e com pessoas desconhecidas, chegam cada vez mais perto e não raro tem acontecido em nossa cidade e/ou região, mesmo porque, a internet é, evidentemente uma rede mundial de pessoas, empresas, instituições e etc...

A situação é tão complexa que novas leis reforçam a luta contra essas ações criminosas, inclusive alterações no Código Penal para tratar de crimes cibernéticos.

Fica a dica:

- Use software antivírus e mantenha atualizado.

- Use senhas fortes e não as registre em lugar algum.

- Nunca abra anexos nem clique em links em e-mails de spam ou em sits desconhecidos.

- Atente-se aos endereços eletrônicos dos sites que você acessa.

- Contate diretamente empresas e marcas para conferir pedidos.

Tenha cuidado com relacionamentos por meio da internet.

Elizeu Gonçalves Muchon – Professor e Jornalista

elizeumuchon@hotmail.com

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.