Buscar

Historiadores elegem os tênis mais icônicos de todos os tempos

Cb image default
Foto: Fachry Zella Devandra

Comumente utilizados no século 21, com diferentes modelos e estilos, o tênis é um acessório normal para quase todo ser humano. Seja para caminhar, praticar um esporte ou mesmo trabalhar em um dia mais casual, o tênis é um objeto essencial para quase todo mundo.

Em alguns lugares, por exemplo, o tênis não é um simples acessórios. É muito comum que jovens, especialmente de países como Estados Unidos e Inglaterra, tenham modelos variados, quase sempre personalizados, no que está se tornando uma febre mundial. A paixão pelo tênis gerou uma sigla: "sneakers lovers Portugal, abreviada para SLP, para pessoas que vivem em Portugal.

Mas as histórias sobre os modelos mais icônicos de tênis na história da humanidade remetem a um passado longíqui, em que os modelos atuais não passavam de uma ilusão ou sequer faziam parte da rotina de seus produtores e desenhistas.

Um dos modelos mais lembrados foi fabricado em 1820. Uma sapatilha de borracha feita com material extraído das florestas brasileiras é considerado o primeiro exemplar de tênis utilizado em larga escala no mundo. Sua praticidade foi uma novidade para pessoas que não usavam os sapatos da época.

Já na década de 1890, a Goodyear Rubber Manufacturing Company estava fabricando sapatos para atletas. São modelos relativamente simples, mas têm um ar de elegância.

Em 1916, a United Rubber Company lançou seu primeiro tênis, o Keds Champion. Esse estilo é tão icônico que resistiu ao teste do tempo e ainda está no mercado mais de 100 anos depois - com pequenas atualizações, é claro.

Em 1934, quase vinte anos após sua criação, os icônicos tênis Converse All Star receberam uma atualização muito importante: o nome de Chuck Taylor foi adicionado ao logotipo, algo que mudou para sempre a forma como a clietela lida ocm o produto, um sucesso de vendas até os dias de hoje.

Em 1968, o Puma Suede foi lançado como tênis de basquete. Segundo Nick Engvall, fundador da Sneaker History, esses sapatos se tornaram lendários depois que o atleta olímpico Tommy Smith se tornou o primeiro homem a correr 200 metros em menos de 20 segundos. Ele "carregou seu Suedes ao pódio e ergueu o punho em protesto contra a desigualdade racial", disse Engvall.

A criação do Nike Waffle Trainer em 1974 se tornou uma das histórias mais conhecidas da história do tênis. A empresa norte-americana estava tentando criar um sapato com a melhor aderência ao slodo do mercado e começou a experimentar um formato. Resultou no padrão waffle na sola do sapato abaixo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.