Publicado em 17/03/2020 às 06:00, Atualizado em 17/03/2020 às 12:14

Investimentos em renda variável no MetaTrader4

Redação Nova News,
Cb image default
Foto: Frank Busch/Unplash

No Brasil é crescente o número pessoas que investem na Bolsa de Valores. Menos de 1% dos brasileiros já possuem investimentos em renda variável, um percentual baixo comparado com outros países.

Investir em renda fixa ou variável pode ser desafiador, pois são categorias que apresentam características e rendimentos distintos. Para muitos, os ativos do Mercado de Valores têm retornos mais elevados, mas ainda há muitos estigmas quanto ao risco. Enquanto os investimentos de renda fixa são mais seguros, estáveis e rendem mais que a poupança.

Os investimentos de renda fixa são a porta de entrada para o mundo dos investimentos, sendo uma das melhores opções do mercado principalmente para aqueles que estão iniciando nesse setor. Mas é importante entender que mesmo sendo iniciante pode-se investir na renda fixa e na renda variável simultaneamente.

Com a renda variável as opções de investimentos são vastas, que aparenta ser uma tarefa difícil compreender cada uma delas. Mesmo apresentando resultados atraentes, muitos deixam a oportunidade passar por medo de perder dinheiro e também por falta de informações precisas.

Diferentemente da renda fixa, os investimentos em renda variável não são possíveis saber com antecedência quanto irá render o dinheiro. O rendimento se determina de acordo com a oscilação do preço de compra e venda de ativos. Os investimentos na renda variável são voláteis, se tornado aplicações de maior risco, mas por outro lado podem proporcionar um lucro maior em um curto período.

Ações da renda variável

As ações são as mais acessíveis e conhecidas aos investidores não profissionais, dentre as principais maneiras de investimentos em renda variável. As ações são negociadas na bolsa de valores em pequenas parcelas de uma empresa, tendo como objetivo a geração de verba para a empresa investir. Os investidores ganham com a valorização da empresa se ela cresce e gera lucro.

Os valores das ações variam de acordo com a oferta e procura: se aumenta o interesse de compra de determinada ação, a tendência do seu preço é subir, e o contrário também pode passar, se muitos investidores querem vender suas ações, a tendência do preço é cair.

Derivativos

Se trata de uma categoria de ativos cujo o valor deriva do comportamento de outro ativo, sendo considerado investimentos de renda variável. Esses derivativos são negociados na bolsa de valores, podendo ser físico (milho, café, ouro, commodities em geral) quanto financeiro (taxas de juro, câmbio, ações). Quando a variação é positiva o investidor ganha e quando negativa perde.

Fundos de índice – ETF

O Exchange Traded Funds conhecido também como fundos de índice, espelham o comportamento de determinado índice e são negociados na bolsa de valores. Esses fundos permite o acesso a vários mercados sem a necessidade de comprar separadamente cada papel, favorecendo a diversidade das aplicações.

Adquirindo cotas de um fundo de índice, o operador participa de diversos seguimentos com baixo custo. As cotas são de fácil aquisição e oferecem liquidez diariamente.

Commodities

São produtos produzidos em escala que funcionam como matéria-prima e podem ser estocados sem perder sua qualidade. Seu valor varia de acordo com a oferta e a demanda e conforme a expectativa do mercado.

Moedas estrangeiras

As moedas se enquadram na renda variável, onde o investidor compra uma moeda estrangeira e aguarda sua valorização no futuro. A variação do câmbio está atrelada ao fluxo de captais no país de origem da moeda adquirida, à balança comercial. Os riscos desse mercado são altos por conta da volatilidade, sendo possível obter grandes lucros, mas também muitas perdas.

Nos dias atuais é possível ter acesso a oportunidades e informações desses diversos tipos de investimentos, com o uso de plataformas de investimentos é possível acessar várias aplicações com maior rentabilidade e que ofereçam menos riscos.

O MetaTrader 4 é a plataforma de investimento mais usada no mundo, sendo uma interface de negociação lógica, amigável e com informações claras, utilizada para análises do mercado acionário podendo ser usado por investidores experientes ou iniciantes. Com o MT4 não há necessidade de usar várias aplicações para suas negociações, ele permite a integração com outros sistemas de negociação, onde também se pode operar no melhor horário que convir para o investidor.

O mercado financeiro sofre diariamente grandes oscilações. É um cenário que apresenta resultados interessantes a médio e a longo prazo. Para os mais experientes pode-se obter grandes resultados a curto prazo.

Descubra seu perfil de investidor e mantenha uma coerência com seus objetivos, também é muito importante se manter atualizado e estudar como funciona o mercado financeiro e seus desdobramentos.