Buscar

“Janeiro Branco”, por Elizeu Gonçalves Muchon

Cb image default
Foto: Arquivo

Janeiro é o mês dedicado a Saúde Mental. O movimento “janeiro branco” foi criado no Brasil em 2.014

Diante da tosca realidade que vivemos em tempos de pandemia, evidentemente precisamos levar isso muito a sério.

Janeiro é um mês de renovação, esperanças e projetos de vida. Entretanto, janeiro de 2.021, um punhado de motivos nos leva a ter muito cuidado com nossa saúde mental.

Talvez seja bom descrever algumas dessas dificuldades temporais como: pandemia, (mais de duzentas mil mortes pela Covid – 19), desemprego, alta no custo de vida, falta de vacina... Na verdade falta um par de asas a minha imaginação para descrever esse “quase” caos social, que pode levar o ser humano a ter confusões mentais e sérios problemas para enfrentar tamanhas dificuldades que afetam a todos, em especial as classes sociais menos favorecidas. Tanto é verdade que o Enem trouxe como tema da redação “O Estigma Associado às doenças mentais na sociedade brasileira”

De toda forma, vejo uma nítida divisão nos grupos sociais. Alguns, já entenderam o imbróglio, a confusão e os tempos difíceis que temos pela frente.

Outros dão de ombro para a pandemia e tudo mais que está acontecendo e vive a vida como quer, com viagens, festas, compartilhamento de tereré, bailes, enfim...

Quem está certo e quem está errado? Penso que cada um deve responder esta pergunta.

No entanto, no Brasil, tem-se o costume de fechar a porta depois do roubo. É comum ouvir as pessoas fazerem apologia à determinada desgraça e depois, ao cair nela, publicar arrependimentos e pedidos de desculpas.

De uma forma direta e reta, refiro-me ao “janeiro branco”. Vivemos, infelizmente, um momento fértil para termos eventuais admoestações mentais. É prudente pensar sobre o assunto e tomarmos certos cuidados.

É difícil ver irmãos brasileiros da Amazônia por exemplo, morrendo por falta de oxigênio. Isso é o extremo da irresponsabilidade das autoridades em Saúde. É assim, e por motivos como esse, que milhares de pessoas adoecem com depressão e outros males.

Elizeu Gonçalves Muchon.

elizeumuchon@hotmail.com

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.