Publicado em 08/03/2020 às 06:26, Atualizado em 08/03/2020 às 10:32

Mulheres! Nascemos empoderadas, somos incríveis

Michele Campina da Silva,
Cb image default
Michele Campina da Silva é licenciada no Curso de Licenciatura plena em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus de Nova Andradina - Imagem: Arquivo Pessoal

O objetivo desse texto é falar sobre as representações das mulheres, essas mulheres incríveis que nascem desde a concepção da vida para ser emponderadas, porque hoje as mulheres trabalhadoras, as mulheres do movimento feminista conseguiram avançar na caminhada de direitos pela igualdade se destacando na sociedade com o seu papel que trata da luta pela emancipação da mulher. Portanto podemos dizer que a mulheres são alçadas à condição de objeto e sujeito da historia``. (Soihet, p.263). 

As mulheres avançaram muito em sua trajetória trazendo consigo uma bagagem bem ampla abrindo novos horizontes as mulheres que estão nascendo a cada hora e a cada dia, mês e ano nascem com pensamentos próprios e donas de si, e quando falamos do dia 08 de Março o dia Internacional da Mulher, falamos de todas as mulheres (menina, jovem, mãe, avo) e aquela mãe que e pai ao mesmo tempo, quando falamos de mulher falamos de todas e de todas as formas , do jeito que escolheu ser, porque mulher é amor, é paz e dedicação. 

 Mas quando falamos desse dia realmente nem todos sabem por que essa data foi escolhida. Foi escolhida porque no dia 25 de Março de 1911 em Nova York uma fabrica de camisas TRIANGLE SHIRTWAIST pegou fogo e matou 146 mulheres trazendo a cidade na época grande tristeza. As mulheres trabalhadoras conseguiram nova luz ao movimento buscando novas lutas politicas e sociais ao qual levaram a institucionalização do dia 08 de Março de 1917 passando a ser comemorado em todo o mundo como ``O DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

A todas as mulheres parabéns pelo seu dia! Que nesse dia as homenagens possam se refletir em verdades de puro reconhecimento do nosso papel pela nossa sociedade.

Referências 

SOIHET, Rachel. Condição Feminina e Formas de Violência. Mulheres Pobres e Ordem Urbana (1890-1920). Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1989.

https://en.wikipedia.org/wiki/international_women%27s_Day

https://www.internationalwomensDay.com.