Sábado, 14 de Dezembro de 2019
Buscar

Nova Andradina - Documentário “A Carne Mais Barata” é exibido durante programação da 8ª Alameda Cultural

Exibição integrou a programação alusiva ao Mês da Consciência Negra

Foto:Bárbara Ballestero/Nova News

Cb image default

A exibição do documentário “A Carne Mais Barata”, nesta sexta-feira (22) marcou mais um dia da programação especial alusiva ao Mês da Consciência Negra, da 8ª Alameda Cultural.

O documentário "A Carne Mais Barata" produzido pelos discentes da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), discute a trajetória de vida dos negros do ensino médio à graduação, apontando suas dificuldades, a importância das cotas, bem como a identificação como negro.

"Todos estavam visivelmente emocionados durante a exibição do documentário. Ações como essas parecem pouco diante de tanto racismo, ainda há muito a ser feito, mas começamos a plantar uma sementinha para repensar nossas práticas racistas estruturais. Discutimos políticas públicas de educação e cultura e queremos que cada vez mais a nossa Alameda se torne cultural, reflexiva e política”, disse uma das organizadoras da feira.

A professora Fernanda Reis, idealizadora do projeto, conduziu a discussão e apontou a importância de formar professores que tenham um olhar crítico sobre as questões étnico-raciais e como são cruciais para mudanças educacionais efetivas no chão da escola. Alguns alunos que participaram do documentário estavam presentes e descreveram como foi desafiador e importante se verem, olhando de fora quem são.

Alameda Cultural

A 8ª edição da feira “Alameda Cultural” acontece neste sábado (23), a partir das 18h, na Alameda Antônio Costa Santos, na área central de Nova Andradina, com Flash Day Tattoo, da artista Luiza Casasco de Três Lagoas.

Haverá palco aberto para apresentações, além da coreografia teatral “As flores que machucam”, da coreógrafa Thais Bernades, apresentada por Caroline Ribeiro e Luiz Henrique.

A feira marca o encerramento da programação alusiva ao Mês da Consciência Negra.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.