Buscar

Nova Andradina - Professor da UFMS lança canal no Youtube sobre “História do Ateísmo”

Uma iniciativa concebida pelo professor Ricardo Oliveira da Silva e aprovada pelo Colegiado do Curso de História em junho de 2018, a matéria foi criada como atividade complementar na formação acadêmica dos discentes

Cb image default

Ricardo Oliveira da Silva, professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), do Campus de Nova Andradina, lançou um canal no Youtube onde disponibiliza vídeos sobre “A História do Ateísmo”.

Entre fevereiro e junho deste ano, o curso de História da UFMS-CPNA, ofertou para os seus alunos tal disciplina. Uma iniciativa concebida pelo professor Ricardo Oliveira da Silva e aprovada pelo Colegiado do Curso de História em junho de 2018, a matéria foi criada como atividade complementar na formação acadêmica dos discentes.

A criação da disciplina despertou interesse no mundo virtual da internet e em alguns meios de comunicação em virtude do ineditismo do curso de História da UFMS-CPNA em abordar um tema pouco usual em pesquisas no meio acadêmico brasileiro. Diversos comentários nas redes sociais frisaram a relevância da iniciativa em permitir aos alunos refletirem sobre a história da descrença religiosa, assim como descontruírem pré-conceitos que ainda envolvem o assunto, como a associação entre ateísmo e imoralidade.

O professor responsável pela disciplina, Ricardo Oliveira da Silva, relata que recebeu pedidos para que a disciplina fosse ofertada de forma online ou que seu conteúdo fosse disponibilizado na internet para que mais pessoas tivessem acesso a ela, uma vez que seria muito difícil para pessoas de diversas partes do país assistirem presencialmente as aulas.

No período em que as aulas foram ministradas Ricardo Oliveira da Silva cogitou gravar vídeos sobre o conteúdo da disciplina para postar na internet. Contudo, as atividades profissionais exigidas pela universidade o impediram de realizar o novo trabalho naquele momento. Agora, com o término do ano letivo, o professor elaborou um planejamento para rever o material usado em sala de aula e registrar em vídeo essa atividade acadêmica.

Nos últimos dias Ricardo Oliveira da Silva começou a gravar um conjunto de vídeos com o título "História do Ateísmo: série inédita", onde está apresentando um resumo do conteúdo abordado em cada uma das aulas da disciplina. O material está sendo produzido com a ajuda de dois acadêmicos do curso de História: Jeferson Souza, trabalhando na parte de imagens e edição, e William Gomes, como colaborador.

Os primeiros vídeos gravados já foram postados na internet, no canal do YouTube chamado Ricardo Russell, e o objetivo é que ao longo do mês de dezembro todos os episódios estejam disponíveis nessa plataforma virtual. De acordo com Ricardo Oliveira da Silva, com esse trabalho o que também se almeja é democratizar o acesso ao conteúdo, até então restrito ao ambiente acadêmico, para que mais pessoas conheçam a história do ateísmo. 

PGlmcmFtZSBpZD0iX3FobGtkcGcydyIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC96b2NkRDllWmVnUT9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.