Buscar

Para que serve alisadora de concreto?

Cb image default
Image by 4787421 from Pixabay

Você sabe para que serve alisadora de concreto? Se na sua casa, comércio ou indústria o seu piso é de concreto, é interessante entender mais a respeito desse assunto.

E isso acontece devido ao fato de que, com o tempo, é normal que o piso de concreto se deteriore, requerendo um certo tipo de manutenção.

E é nesse contexto que se torna vital saber para que serve alisadora de concreto, haja vista que ela consegue resolver uma série de problemas.

Em suma, a alisadora de concreto é excelente para manter o acabamento mais bonito e nivelado, evitando aquele aspecto irregular ou com rachaduras, por exemplo.

Mas, a depender do modelo, a alisadora pode medir entre 24 a 48 polegadas (1,22 m) de comprimento, mais ou menos.

Fora isso, esse equipamento pode vir em diferentes modelos, as quais se tornam mais adequadas para situações distintas.

Ademais, a alisadora de concreto se utiliza de lâminas, as quais podem ser simples ou múltiplas, que giram em uma gaiola de segurança, facilitando os trabalhos e ganhando mais eficiência durante as obras em pisos industriais.

Então, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre a alisadora de concreto, assim como conhecer alguns aspectos desse equipamento. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

Para o que serve uma alisadora de concreto?

Em suma, a alisadora de concreto é um equipamento capaz de otimizar trabalho, haja vista que a sua principal função é a de alisar uma superfície, como o próprio nome já sugere.

E isso acontece por o aparelho conseguir despejar concreto, o que acaba por promover o melhor nivelamento do material em questão.

Contudo, é vital escolher o tamanho certo da alisadora de acordo com o tipo de trabalho que será realizado, se é algo muito extenso ou não.

Em caso de trabalhos menores, na grande maioria das vezes as lâminas devem ter entre 24 e 36 polegadas (0,91 m).

Além disso, outra coisa que é importante informar é em relação aos tipos de lâmina da qual você pode utilizar.

Hoje em dia no mercado, há dois tipos que são mais conhecidos: lâminas flutuantes e de acabamento. Além dessas duas, há o tipo híbrido, chamado também de “lâmina combinada”.

Cada um desses tipos se torna mais adequado para trabalhos diferentes. Os trabalhos que são maiores, por exemplo, requerem lâminas entre 36 e 48 polegadas (1,22 m), com exceção dos cantos, onde será preciso mudar para uma lâmina de 24 polegadas (0,61 m).

Tipos de alisadora de concreto

Agora que você já sabe para que serve alisadora de concreto, saiba haver diferentes tipos, haja vista haver situações distintas.

Uma alisadora de concreto precisa apresentar proteção em sua rotação e, com isso, fazer com que tenha um distanciamento dos pés do operador do equipamento.

Dessa forma, acaba por reduzir os possíveis riscos de acidentes em obras, além de oferecer maior segurança.

Fora isso, saiba que os dois tipos de modelos mais conhecidos no mercado são as alisadoras de gasolina e a elétrica.

Às duas têm a mesma eficiência e um custo bem-parecido. Agora, em relação aos tipos de lâminas mais comuns, podemos citar:

Acabamento: esse tipo de lâmina, como o nome já sugere, é mais comum para concluir o trabalho, na parte de finalização.

No entanto, esse tipo de lâmina não precisa se manter plana. Ao invés disso, elas devem correr a todo o passo, assim como a toda velocidade.

Mas, se por acaso o trabalho que será feito for em um concreto poroso, será preciso a pressão máxima possível.

Flutuante e nivelador: nesse caso, a flutuação deve ser feita como uma forma de distribuir, de maneira uniforme, a carga da máquina sobre o concreto.

Assim como o nome também sugere, esse tipo de lâmina tem por objetivo oferecer um nivelamento mais uniforme da superfície.

Mas, para que as lâminas funcionem bem, a velocidade da colher de pedreiro não deve ser superior ou inferior a 3/4.

Como usar uma alisadora de concreto?

Já sabendo para que serve alisadora de concreto e quais são os seus tipos, é comum que queira saber como fazer o seu uso.

Quanto a esse fato, deve-se tomar algumas medidas básicas antes de começar a operar o equipamento. Primeiro de tudo, é preciso averiguar se há gasolina o suficiente no motor, o óleo do motor e da caixa de engrenagens.

É verdade que a alisadora é de fácil manuseio, mas ainda assim é importante conhecer o equipamento antes mesmo de usar.

Então, dentre os componentes que fazem parte do equipamento, podemos citar os seguintes:

Alça: dispositivo de direção para operador poder orientar a espátula;

Caixa de engrenagens: nada mais é que a conexão entre o motor e o conjunto de aranha, cujo trabalho é o de fornecer energia;

Motor: trata-se da forma que impulsiona a espátula;

Lâminas: ficam como parte da montagem, as quais se movem de forma contínua, mas usando a energia do motor;

Montagem: nada mais é que a montagem de aranha;

Anel de segurança: visa garantir a proteção às lâminas.

Não há como negar que a alisadora de concreto é um equipamento indispensável para deixar um acabamento mais bonito.

Fora isso, também oferece a plani-cidade e ainda poupa tempo em trabalhos de nivelamento em pisos de concreto.

Mesmo porque toda obra de piso deve ter como objetivo buscar maior eficiência e produtividade, além de melhor acabamento e rapidez em sua conclusão.

Quais as principais medidas de segurança?

Além de saber para que serve alisadora de concreto, deve-se também saber quais são as principais medidas de segurança.

Como se trata de um equipamento que funciona à base de uma elevada rotação de hélices e emissão de ruídos intensos, é preciso se atentar a algumas medidas de segurança.

A princípio, todos os colaboradores que atuam com esse equipamento, devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's).

Além disso, o abafador de ruídos para a proteção sonora e o uso de capacete são essenciais para a segurança do profissional e demais trabalhadores, em especial para a pessoa que está conduzindo a alisadora de concreto.

Também é importante sinalizar a área com indicação de máquinas em funcionamento no local, pois isso faz parte de medidas preventivas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.