Buscar

“Reflexos”, por Elizeu Gonçalves Muchon

Cb image default
Imagem: Arquivo Pessoal

Vocês que fazem parte dessa massa, seja um mórbido homem comum de uma cidadezinha do interior, envolta em poeira e tomada por buracos. Seja alguém importante, de terno e gravata de uma capital cosmopolita, que passeia em carro de três dígitos. Ambos terão, em tese, o mesmo fim. Cruzarão, cedo ou tarde o portal dos mortos, deixando para trás a terra e tudo que contem nela. Seja a terra prometida, onde jorra leite e mel, seja a terra árida, de secura e ventos cortantes. A morte é democrática, não discrimina ninguém.

Parece melancólico, no entanto, vejo como uma realidade, onde quase todos os dias estamos a observar e sofrer os reflexos negativos de episódios endêmicos gerados pelo próprio ser humano.

Pois bem, olhem só o reflexo da pandemia. Por certo um rastro de sofrimento, com marcas dolorosas e consequências imensuráveis. (Mais doloroso ainda é saber que alguém, em algum canto, cometeu ilicitudes para ganhar dinheiro com a desgraça alheia).

Vistes gasolina de sete reais? Não quero e não vou falar dos reflexos. Eu que faço parte dessa massa, campeado na base da pirâmide social, longe do rega-bofe da elite, só posso me pôr a pensar, como que a Petrobras opera em dólar, se nossa moeda é o real?

É pura perca de tempo nominar os itens que tiveram seus preços majorados. Fica mais fácil dizer que tudo está nas alturas, em detrimento dos salários. Entretanto, rico ganha dinheiro com a inflação.

Um amigo economista me fez o obséquio de lembrar, que não se pode jogar todas as culpas na pandemia. Mas ela pesa sim nesse contesto nebuloso pelo qual passa a macroeconomia do pais.

As medidas sanitárias (necessárias) para conter o vírus e salvar vidas, trouxeram reflexos negativos na outra extremidade. Como por exemplo o retrocesso na educação e no crescimento econômico. Aliado a isso, a instabilidade institucional, em alguns casos até ruptura institucional agravou o cenário político e social do Brasil.

A terceira lei de Newton diz que: para toda ação existe uma força de reação que possui o mesmo módulo de direção, porém em sentido contrário.

Por fim, o reflexo da convulsão social promovida pela fragilidade de nossas instituições e tudo mais que permeia o contexto político do país, tem consequências graves e mostra quão desigual é nossa sociedade. É utopia dizer que nossa democracia está consolidada.

Elizeu Gonçalves Muchon.

[email protected]

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.