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Mês da Mulher: Alimentação saudável é forte aliada da saúde feminina

Nutricionista Thalita Cocian Padovan, de Nova Andradina, dá dicas preciosas sobre como as mulheres podem se cuidar através dos alimentos

Imagens: Divulgação

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Que uma boa alimentação promove benefícios enormes para a saúde disso todos nós sabemos, na saúde da mulher a alimentação é ainda mais indispensável, pois está diretamente ligada a prevenção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e dislipidemias e ajuda a melhorar o condicionamento físico, estresse, atenção, disposição, regular o intestino, melhorar e controlar os sintomas da menopausa, sintomas da TPM e enxaquecas.

Segundo a nutricionista Thalita Cocian Padovan, de Nova Andradina, até problemas como ansiedade, alterações de humor e depressão podem ser evitados com uma dieta adequada e hábitos saudáveis de vida, como a prática regular de atividades físicas. Independente de sua fase como adolescência, gestação e menopausa a alimentação está aliada com inúmeros fatores positivos que melhoram sua qualidade de vida.

Na gestação, por exemplo, uma dieta pouco nutritiva pode ocasionar graves problemas para o desenvolvimento do bebê e afetar a saúde da mulher. Por essa razão, é fundamental o consumo de alguns alimentos, como oleaginosas, aveia, vegetais amarelos, entre outros. E é claro que é muito importante ter um acompanhamento individualizado, pois cada pessoa tem a sua necessidade nutricional.

Seguem algumas dicas para ajudar você a cuidar de sua alimentação:

• Hidrate-se: Beba no mínimo dois litros de água pois isso faz bem à saúde e à beleza. A água regula as funções do organismo, hidrata pele e cabelos, evita cálculos renais e controla a saciedade, entre outros benefícios.

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• Não faça dietas restritivas: Você pode até perder alguns quilos rapidamente, mas é muito provável que recupere todos eles em pouco tempo. O ideal é fazer uma reeducação alimentar de acordo com suas necessidades nutricionais.

• A comida faz parte da identidade do ser humano e da nossa organização em sociedade. Quando transformamos os alimentos em uma simples quantidade de calorias ou pontos, acabamos perdendo a noção de que as refeições devem ser apreciadas.

• Evitar consumo abusivo de açúcares, diminuindo ingestão de balas, doces, sorvetes, chocolates, refrigerantes;

• Evite fritar os alimentos; prefira grelhar, assar, cozinhar ou refogar;

• Evite embutidos;

• Aumente o consumo de cereais integrais (aveia, linhaça, farelos).

• A alimentação pode desencadear ou acentuar o problema da acne. Uma dieta de alimentos que aumentam a taxa de glicose (alimentos com alto índice glicêmico) no sangue pode favorecer sim o aparecimento de cravos e espinhas.

• O aumento da queda de cabelo tem relação com a deficiência de vitaminas do complexo B, Zinco, Ferro e proteínas. Consumir alimentos variados (legumes, verduras e frutas).

• Para melhorar a TPM: Evitar alimentos inflamatórios (açúcar, gorduras, farinhas brancas e leites e derivados).

Pele: Consuma alimentos ricos em fibras, que auxiliam o bom funcionamento intestinal e contribuem para a eliminação de toxinas pelo organismo. Evite alimentos gordurosos e frituras em geral, evitando assim a oleosidade da pele e o aparecimento de acnes. Para garantir uma pele saudável, consuma alimentos ricos em vitamina A, C, vitaminas do complexo B e zinco.

Cabelo: Consuma alimentos integrais (aveia, centeio, cevada, arroz integral), frutas, legumes, soja, leite e derivados. Uma alimentação rica em vitamina A, B e zinco é fundamental.

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Unhas: Consuma alimentos ricos em proteínas como a carne vermelha, aves, peixes e ovos sempre moderadamente. Também é importante comer alimentos ricos em cálcio, como: frutas, verduras verdes e escuras, leguminosas e cereais integrais.

Celulite: Uma vida de sedentarismo, fumo, alimentação ricas em frituras, bebida alcoólica e embutidos, pode levar a obesidade aumentando assim a flacidez e as celulites, por isso consuma uma dieta rica em nutrientes, frutas, legumes, fibras, alimentos funcionais e muita água.

• Faça um planejamento semanal de suas refeições e atividades.

• Tenha qualidade de sono, durma no mínimo 8 horas por dia.

• Evite carboidratos após as 19h.

• De nada adianta apenas inserir determinados alimentos na dieta, se essa mudança de cardápio não for acompanhada de uma mudança em toda a rotina.

A dica mais valiosa é comer comida de verdade, sem modismo, sem restrições desnecessárias, fazer uma reeducação alimentar individual e para isso é importante sempre procurar um profissional habilitado que possa fazer um tratamento adequado. 

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Créditos da publicação*

*Texto de Thalita Cocian Padovam - Pós Graduanda em Nutrição Clínica Funcional; Personal Diet Coach em Emagrecimento e Saúde; responsável pela empresa Quallitá Gourmet – refeições saudáveis. Contatos- Instagran: @nutrithalitac / Facebook: Thalita Cocian Nutricionista Funcional / Telefone (67) 3441-6157).  

Responsável pela publicação: Acácio Gomes - Jornalista 1500/MS. Para saber como divulgar seu trabalho ou empresa através da internet e conhecer nosso serviço de assessoria de imprensa >>clique aqui<<.

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