Buscar

Vai trocar de carro? Dicas para fazer um bom negócio

Cb image default
Imagem: Freepik

Por melhor que seja um carro, chega um dado momento em que ele ou começa a dar problemas ou então você simplesmente quer outro, pois este já não mais está atendendo às suas necessidades e desejos. Seja optando por carros usados em Campo Grande ou por um modelo inteiramente novo, é essencial que você saiba algumas coisas antes de efetivar essa decisão.

Saber como trocar de carro do jeito certo é fundamental sobretudo em um momento como esse, onde a economia atravessa uma complicada crise e muitas pessoas tiveram seu poder de compra afetado. No entanto, com uma boa dose de pesquisa, atenção e bastante cuidado, é algo plenamente possível de fazer.

Observe adiante algumas dicas incrivelmente úteis para que se possa trocar de carro de forma bem sucedida e sem maiores problemas.

1.Procure efetuar um belo planejamento financeiro

Antes de tudo, para se garantir que vai se fazer um bom negócio na troca do seu veículo é planejar com o máximo de antecedência. Isso porque essa corresponde a uma aquisição de elevado valor e, por essa razão, é uma decisão que precisa ser tomada com toda a cautela do mundo.

Isso significa que você deve fazer uma lista detalhada e completa de todas as suas despesas, entre fixas e variáveis. Além disso, você deve calcular o quanto sobrará de dinheiro por mês e fazer uma estimativa dos potenciais custos relacionados ao carro (parcelas, manutenção, combustível, impostos, documentação, etc).

2.Faça uma profunda e detalhada pesquisa

Uma das atitudes mais corretas que você pode tomar para fazer um excelente negócio e evitar que essa aquisição prejudique o seu orçamento mensal é efetuar uma pesquisa profunda e o mais detalhada possível.

Isso pode ser feito pela Internet. Você tem a oportunidade de recorrer aos mais variados sites, blogs, plataformas e portais especializados. Pela internet, você pode pesquisar com bastante facilidade, praticidade e abrangência.

Os classificados na internet ajudam a encontrar os mais variados modelos, de diferentes anos, das mais variadas marcas, novos, seminovos, usados, cores, motorização, enfim, você pode pesquisar pelos veículos de acordo com todas as características que lhe interessam, além obviamente de poder verificar o valor.

Quando você encontrar os modelos que tenham os atributos que você tanto deseja, anote todas as informações, inclusive obviamente as de contado do vendedor do veículo em questão. Seja por telefone, e-mail ou pessoalmente, você deve fazer questionamentos e retirar todas as possíveis dúvidas a respeito do modelo.

Nesse sentido, poderá ter ainda a oportunidade de fazer um test-drive e descobrir todas as informações que precisar, inclusive a respeito das formas e condições de pagamento. Tendo todas as informações em mãos, será a hora de refletir a respeito das opções mais interessantes que você encontrou.

3.Considere compra um carro seminovo ou usado

Nesses últimos anos, houve um aumento considerável do preço do carro novo. Por conta disso, o mercado de carros seminovos cresceu de maneira expressiva e voltar a ser uma alternativa interessante para quem quer adquirir um carro em excelentes condições, mas sem precisar gastar muito dinheiro para isso.

É importante pontuar que ao levar em consideração adquirir um carro usado ou seminovo é relevante que você sempre consulte a Tabela Fipe. Ela é um ótimo norte em termos de preços de automóveis.

Ainda que eventualmente você encontre por aí um carro com um valor um pouco acima ou um pouco abaixo dessa tabela, ela pode te dar uma estimativa aproximada, o que ajudará você a se planejar para essa compra.

Pode acontecer, por exemplo, de você até mesmo conseguir encontrar um carro seminovo que ainda esteja na garantia, uma vez que as marcas prorrogaram os seus prazos nesses últimos anos.

O grande diferencial deste dos usados e seminovos está no preço. Com efeito, pelo mesmo valor pelo qual você compraria um veículo 0km básico, você pode comprar um carro usado infinitamente superior, em termos de categoria, com diversos acessórios e equipamentos, elevando o valor agregado dessa compra.

Caso opte de fato por um usado/seminovo, tenha alguns cuidados extras e especiais. A primeira coisa a se fazer é buscar informações a respeito da procedência do carro que intenciona comprar, inclusive fazendo pesquisas a respeito de situação dele perante a lei. Isso pode ser feito com um simples acesso ao site do Detran do seu Estado.

Não deixe também de conferir toda a documentação e saber mais a respeito da empresa ou vendedor particular do veículo em questão. Isso pode fazer toda a diferença na averiguação da legalidade.

Antes de se fechar negócio, vale a pena também pedir a um mecânico da sua confiança efetue uma avaliação o mais completa possível para comprovar o grau de qualidade do veículo, para atestar as suas condições.

4.Faça uma cotação do seguro antes de efetivar a troca

É inegável que o valor do seguro oscila bastante de acordo com cada carro e isso impactará no valor total final do bem. Assim sendo, antes de pesquisar um veículo novo, é fundamental solicitar uma cotação dos modelos pretendidos a um corretor de seguros.

Dois aspectos que vão influenciar fortemente o preço de uma apólice de seguro são o custo de manutenção do veículo e o perfil do motorista. Isso porque, no caso de haver alguma batida, o valor do conserto pode ficar mais alto do que o habitual e a seguradora certamente vão cobrar um preço maior por conta disso.

5.Escolha um modelo de acordo com suas necessidades

Por fim, um critério muito útil na hora de trocar de carro é fazer uma análise das suas necessidades. Vai usar o carro mais para o trabalho? Para passeio? Na estrada? Na cidade? Enfim, o modelo que você vai escolher precisa se enquadrar no que você precisa.

Agora você sabe o que precisa fazer e quais cuidados deve tomar antes de trocar de carro, para que possa fechar um bom negócio e fazer o volumoso gasto da aquisição valer toda a pena.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.