Buscar

Câmara de Nova Andradina recebe palestrante autista em ação alusiva à Semana Municipal de Conscientização

Cb image default
Imagem: Agência 7ª Arte

A Câmara Municipal de Nova Andradina realizou na quarta-feira, 03 de abril, palestra sobre o autismo, como atividade integrante da Semana de Conscientização do Autismo, evento realizado pela parceria entre a Câmara com o projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

A palestra, “Entendendo o Autismo”, foi ministrada pelo profissional Ermeson Faria, empresário, professor de administração, formado em administração de empresas e MBA em controladoria, instrutor da Dale Carnegie e pessoa autista.

A palestra foi gratuita e alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último dia 2 de abril, e contou com a presença das vereadoras Cida do Zé Bugre e Gabriela Delgado, Dra. Ana Paula Oliveira Santos, coordenadora do Projeto de Expansão, além de pais e mães e alunos de instituições de ensino.

Ermeson Faria tratou sobre o tema “Conhecimento como ferramenta de inclusão: entendendo o autismo”. Portador do TEA, ele revelou várias situações que disparam sentimentos e provocam cansaço mental.

“Cada gatilho desgasta e pode afetar a saúde. O modo como falar e como demostrar emoções são exercícios diários e desafiadores. O discernimento foi construído passo a passo. Falar em público é tenso, após isso é como se eu tivesse uma ressaca social. E está tudo bem, só é preciso respeito e amor”, disse.

Embora Ermeson tenha apresentado características recorrentes no comportamento de autistas, lembrou aos espectadores que cada criança tem suas particularidades e traços únicos. “Também é importante estarmos atentos para a singularidade de cada um. Cada criança tem um perfil próprio, com suas características”, alertou o palestrante.

A programação faz parte de uma campanha de conscientização sobre o autismo, liderada por vários grupos e instituições locais, como pais de crianças autistas, profissionais da saúde e da educação, bem como a Câmara Municipal e a UFMS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.