Buscar

Diretores confirmam falta de arroz e carne em escolas municipais de Nova Andradina

Cb image default
Imagem: Reprodução

Na noite desta segunda-feira (08), uma preocupante situação veio à tona durante a reunião da Comissão de Eficácia Legislativa da Câmara Municipal de Nova Andradina.

Diretores de escolas municipais confirmaram a falta de arroz e carne nas instituições de ensino, gerando uma série de questionamentos e demandando esclarecimentos por parte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). Até mesmo a falta de espaço adequado para armazenamento de alimentos nas creches e escolas foi destacada.

De acordo com relatos, a falta de carne já vem sendo percebida desde março em algumas escolas, como destacou um dos diretores.

A situação, que se intensificou ao longo do tempo, levou os vereadores a convocarem os diretores e a secretária de Educação para prestarem esclarecimentos sobre a questão.

Os diretores, por sua vez, confirmaram a escassez de alimentos, atribuindo a demora na reposição à questões relacionadas à licitação. Embora tenha sido ressaltado que nunca faltou merenda, a ausência de itens essenciais como carne e arroz tem sido um desafio para manter uma alimentação adequada para os alunos.

Em uma das escolas, a última refeição com carne foi servida nesta segunda-feira, com relatos de que, a partir de agora, apenas pães com ovos estarão disponíveis para os estudantes, em determinadas unidades.

Os diretores têm buscado alternativas para suprir a falta de alimentos, inclusive recorrendo à colaboração entre as escolas para compartilhar recursos e completar o que está em falta.

Contudo, como alertou outro diretor, é evidente que houve uma falha no processo, com economias realizadas de forma inadequada, resultando na escassez de itens essenciais, sendo o arroz o mais afetado.

Durante a reunião da Comissão de Eficácia Legislativa da Câmara Municipal de Nova Andradina, estiveram presentes a presidente da comissão, Gabriela Delgado, o relator Arion Aislan e o membro Ceará do PT. Além deles, os vereadores Fábio Zanata, Alemao da Semente, Cida do Zé Bugre e Márcia Lobo marcaram presença, juntamente com Wilson Almeida. Também participaram da sessão o procurador legislativo Walter Bernegozi e o procurador geral do município, Daniel Bastos.

A Secretária de Educação, Guiliana Masculi, também esteve presente para prestar esclarecimentos sobre a falta de alimentos nas escolas municipais. Na ocasião, ela afirmou que inicia os processos em outubro, mas elencou dificuldades nos departamentos jurídico e de licitação da prefeitura, especialmente a partir da adesão do Município à nova lei de licitações.

A gestora também citou atrasos por parte de fornecedores, destacando que as empresas já foram notificadas e os contratos rescindidos.

Por fim, a secretária afirmou que acredita que o problema deve ser sanado em 15 dias, porém, alguns itens devem seguir em falta nas próximas semanas.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.