Buscar

ECA: PL de Hashioka obriga entidades assistenciais a apresentar certidão de antecedentes criminais de seus membros

Cb image default
Imagem: Wagner Guimarães/Alems

O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou o Projeto de Lei 72/2024, que torna obrigatória a apresentação de certidões de antecedentes criminais para recebimento de recursos públicos estaduais dos integrantes da diretoria e dos empregados das instituições sem fins lucrativos que desenvolvam atividades com crianças e adolescentes. O projeto foi lido na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 9.

O artigo 2º menciona que as entidades deverão atualizar as certidões de antecedentes criminais a cada seis meses e manter consigo guarda e arquivo desses documentos. Ainda conforme a proposta, a não observância do disposto no artigo anterior causará o impedimento das entidades de receber recurso público estadual no prazo mínimo de um ano, que poderá ser aumentado em caso de reincidência.

Em sua justificativa, Hashioka informa que o projeto está em consonância com a recente alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ocorrida em 12 de janeiro de 2024, pela Lei nº 14.811/2024, que estabelece importantes medidas de proteção à criança e ao adolescente.

Para o parlamentar, é de suma importância aumentar o rigor da análise e liberação de recursos públicos para as instituições que desenvolvem atividades com crianças e adolescentes. “A intenção, com esse projeto de lei, é garantir maior segurança às crianças e jovens assistidos por essas entidades, considerando-se que elas somente poderão receber recursos públicos se estiverem com as certidões de antecedentes criminais de todos os seus membros em dia”, destacou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.