Buscar

Equipe do CCZ de Nova Andradina pede que população denuncie casos de maus-tratos contra animais

Acionamentos podem ser feitos pelos telefones (67) 3441-1250 (CCZ) e (67) 3443-1095 (PMA)

Cb image default
Imagem: Divulgação / CCZ

Abandonar, ferir, espancar, deixar de dar água e alimentação, não disponibilizar abrigo adequado, bem como não oferecer assistência veterinária quando esta for necessária, são práticas que constituem o crime de maus-tratos contra animais.

Neste contexto, o Nova News apurou junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Nova Andradina que, durante o ano de 2023, foram constatados pelo órgão 11 casos, que resultaram, nas autuações das pessoas responsáveis pelos animais, totalizando mais de R$ 22 mil em multas aplicadas pela Polícia Militar Ambiental (PMA).

Vale destacar que, além das multas, foram registrados boletins de ocorrência contra todos os autores junto à Delegacia de Polícia Civil para que as demais providências fossem tomadas, conforme prevê a legislação vigente.

Apesar das multas e outras consequências que este crime provoca, infelizmente, os casos são constantes, sendo que, um dos episódios mais recentes ocorreu entre o final de fevereiro e o início de março de 2024, em uma residência localizada na Rua Anaurilândia, Vila Operária, em Nova Andradina.

No dia 28/02, o CCZ recebeu denúncia sobre uma cadelinha que havia parido há cerca de três meses e seus filhotes estavam morrendo devido à irresponsabilidade do proprietário. A denunciante relatou que os animais estavam cheios de carrapatos e gritavam o dia todo.

Cb image default
Imagem: Divulgação / CCZ

No dia 29/02, a equipe esteve no local e encontrou os animais em estado decadente, magros e com alta infestação de ectoparasitas. O filhote visualizado já estava bem ofegante, com dificuldade de respirar devido à anemia.

Na ocasião, não havia ninguém na residência e, em contato com os vizinhos, um deles relatou que inicialmente havia cerca de cinco filhotes, além da mãe dos animais.

Já no dia 01/03, a equipe do CCZ retornou ao local, mas, novamente, não encontrou nenhum morador e o portão estava cadeado. Os servidores perceberam que o filhote já não estava na residência e provavelmente não tenha resistido, motivo pelo qual eles decidiram resgatar a cadela para que ela não morresse também. O animal passou por controle de ectoparasitas e recebeu os devidos tratamentos.

Diante dos fatos apurados, foi constatado que o caso se enquadra como maus-tratos, já que o animal não possuía capacidade alguma de se manter sem a ajuda de um responsável, que deveria oferecer no mínimo de bem-estar e tratamento adequado.

Segundo a médica veterinária Valesca Picoli Santos (CRMV 4754), o CCZ oferece atendimento gratuito e o controle de ectoparasitas é simples e viável. “Ficou claro que as condições em que o animal vivia eram insalubres e o filhote poderia ter sobrevivido se recebesse assistência a tempo. Situações assim são revoltantes e lamentáveis”, pontuou.

Denúncias

Uma das principais ferramentas para se combater os maus-tratos praticados contra os animais, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, é através de denúncias, que podem ser realizadas junto ao CCZ por meio do telefone da Prefeitura Municipal de Nova Andradina (67) 3441-1250, sendo que, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. É possível também acionar a PMA de Batayporã, que atende toda a região, pelo telefone (67) 3443-1095.

“Os animais, obviamente, são incapazes de acionar as autoridades, não sabem pedir ajuda e, muitas vezes, não têm como se defender da maldade e da omissão do ser humano, motivo pelo qual as denúncias são muito importantes. Quem souber ou ao menos suspeitar de situações de maus-tratos faça a denúncia. Vamos combater esse tipo de crime que é de uma crueldade sem limite!”, finaliza Valesca, ao deixar também à disposição da sociedade o perfil @ccznovaandradina no Instagram. 

Cb image default
Imagem: Divulgação / CCZ

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.