Buscar

Nova Andradina: Aprovados em processo seletivo denunciam salários atrasados: “estão nos tratando como palhaços”

Cb image default
Imagem: Arquivo PMNA

Nos últimos dias, surgiram denúncias preocupantes envolvendo os convocados pela Prefeitura Municipal para atuar na Educação, que foram aprovados no último processo seletivo em Nova Andradina.

Esses profissionais, conforme relatos próprios, após terem sido selecionados e entregado toda a documentação necessária para o início imediato das atividades, estão enfrentando dificuldades financeiras devido aos atrasos no recebimento de seus salários.

De acordo com informações obtidas junto ao Sindicato dos Servidores Públicos de Nova Andradina nesta quinta-feira (07), a situação tem origem em uma mudança no banco responsável pelo pagamento dos salários.

No último mês, os depósitos passaram a ser realizados pela Caixa Econômica Federal.

No entanto, a transição não ocorreu conforme o esperado, levando a atrasos nos pagamentos.

Relatos indicam que a Caixa Econômica Federal não conseguiu implantar seu sistema a tempo para efetuar os pagamentos dos salários, devido à grande quantidade de servidores envolvidos.

Como resultado, os pagamentos tiveram que ser realizados novamente pelo banco Bradesco.

Alguns profissionais haviam aberto conta diretamente na Caixa Econômica Federal, seguindo as orientações fornecidas. No entanto, esses indivíduos também estão enfrentando atrasos em seus pagamentos.

“A expectativa é que os pagamentos que não foram efetuados até o último dia 30 sejam realizados agora, no mais tardar, juntamente com o vale do próximo dia 15”, afirmou uma professora convocada ouvida pela reportagem.

“É fundamental que os professores verifiquem se já assinaram o contrato junto à secretaria para garantir que os pagamentos sejam realizados corretamente”, orientou um representante do sindicato.

Enquanto isso, os afetados expressam sua preocupação com as dificuldades financeiras enfrentadas devido aos atrasos nos salários, especialmente em meio aos desafios já existentes no cenário atual.

“A gente foi ao RH da prefeitura pedir esclarecimento, aí jogaram a culpa no banco. Entramos em contato com o banco, e eles nos informaram que não receberam nenhuma folha de pagamento ainda, e segundo eles, a culpa é do banco. Temos nossos compromissos, muitas têm filhos e precisam comprar alimentos, fraldas, e até agora nada. Eles estão nos tratando como palhaços, trouxas, e estamos exigindo que algo seja feito”, afirmou uma das selecionadas em processo seletivo, entrevistada pelo Nova News.

Adicionalmente, um ofício foi enviado e assinado pelos vereadores Gabriela Delgado, Arion Aislan e Josenildo Ceará em 27 de fevereiro buscando esclarecimentos junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Eles destacam no documento que no ano anterior também ocorreu atraso no pagamento dos salários dos professores e estagiários convocados pela rede municipal de ensino. No ofício, os vereadores solicitam a realização imediata da assinatura dos contratos de todos os profissionais e a entrega de cópias dos mesmos, considerando os problemas enfrentados no passado e buscando evitar sua repetição. Até o momento, os edis não receberam retorno do ofício.

O Nova News deixa o espaço aberto para possíveis esclarecimentos.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.