Buscar

Nova Andradina: Dermatologista Dra. Geisa Garcia alerta para os riscos da exposição excessiva ao sol

Cb image default
Dra. Geisa Garcia fala sobre uso filtro solar e outras medidas importantes de proteção - Imagem: Acácio Gomes

Há quase 10 anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha Dezembro Laranja, com intuito de conscientizar a população sobre o câncer de pele que, normalmente é causado pela exposição ao sol, seja de forma excessiva e ou sem a proteção adequada -- Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

Atenta ao tema, a médica dermatologista Dra. Geisa Garcia (CRM-MS 18.852), que é natural de Minas Gerais e que atua em Nova Andradina desde agosto de 2022, quando inaugurou sua clínica na região central da cidade, aproveita a oportunidade para alertar a população com relação aos cuidados necessários no dia a dia.

A princípio, a dermatologista lembra que, embora a campanha tenha como foco o mês de dezembro, devido à chegada do verão e o período de férias, os cuidados com a proteção da pele devem ser constantes ao longo de todo o ano.

“O câncer de pele é um dos mais incidentes no mundo todo e o uso do protetor solar é fundamental para a prevenção. Quanto maior o Fator de Proteção Solar (FPS) do produto, melhor. Normalmente recomendamos o FPS acima de 60, e, no caso de exposição direta ao sol, o ideal é que ele seja reaplicado a cada três horas. Vale ressaltar que não precisa lavar o rosto para reaplicar”, explica ela, ao pontuar que no caso de produtos com FPS menor, o intervalo entre as reaplicações deve ser reduzido.

Cb image default
Especialista afirma que os cuidados com a pele devem ser constantes, até mesmo para quem evita exposição direta ao sol - Imagem: Acácio Gomes

Nas palavras da dermatologista, o filtro solar deve sempre ser aplicado em camadas. “É importante pelo menos três camadas de proteção e não se esquecer de passar também no pescoço, no colo e nas orelhas. Atenção! Até mesmo quem permanece em ambientes fechados, como em casa ou no escritório, por exemplo, deve fazer uso do protetor, uma vez que a radiação solar entra nos locais pelas janelas e outras aberturas. Além disso, as luzes artificiais, embora menos perigosas, também afetam a pele. Neste caso, recomenda-se a aplicação pelo menos duas vezes ao dia”.

Outra dica importante da Dra. Geisa é sobre o tipo de protetor solar. “No caso da primeira aplicação, o creme é a melhor opção, pois ele oferece uma cobertura mais uniforme. Já os produtos em spray e em pó são mais indicados para reaplicação”.

Com relação às crianças, a médica orienta que antes dos seis meses de vida, não se deve fazer uso filtros solares, e neste caso, a proteção deve ser promovida de outras formas como sombrinhas, chapéus ou evitar deixar o recém nascido exposto ao sol. Já a partir dos seis meses, é possível fazer a aplicação utilizando produtos com fórmulas específicas para uso infantil.

A Dra. Geisa Garcia também cita como fator que ajuda na proteção, mas que, de forma alguma substitui o filtro solar, as roupas de manga longa, sendo que, quanto mais fechadas as tramas dos tecidos, melhor. “Chapéus, bonés, luvas e óculos de sol também ajudam, especialmente nos casos de pessoas que trabalham expostas ao sol, mas é importante ficar atento às marcas desses produtos, pois muitas delas vendem uma proteção que não conseguem cumprir”, alerta.

Cb image default
Dermatologista explica que o sol é importante para a saúde, mas que se deve ter muita cautela e utilizar as proteções adequadas para aproveitar o que ele tem de melhor sem sofrer danos - Imagem: Acácio Gomes 

Com relação aos horários mais indicados para exposição ao sol, a médica explica que antes das 10h e após às 16h são os momentos mais seguros para minimizar os danos. “Nós não somos inimigos do sol, pois sabemos que ele é importante para a saúde, para a metabolização da vitamina D, por exemplo , mas é extremamente importante que as pessoas utilizem a proteção adequada e se exponham ao sol com responsabilidade”, pontua e especialista.

Nas palavras dela, as queimaduras solares causam danos irreversíveis à pele, portanto, mesmo quem tomou sol no passado e que mais recentemente se cuida, deve estar atento. “A cada seis meses é importante passar por uma avaliação com dermatologista, pois o câncer pode surgir em lugares inusitados, onde a gente menos desconfia, como na voltinha da orelha, embaixo da unha, na covinha do nariz e até na sola do pé. Pintas que crescem, muda de cor, sangram e coçam devem ser sinais de alerta”.

Dra Geisa pontua que a doença é provocada pelo crescimento anormal das células e que existem diferen­tes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados de carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal.

“A nossa pele é um único órgão, aliás, o nosso órgão mais lindo. Precisamos cuidar muito bem dela e, é claro, da nossa saúde como um todo, através de hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, muita hidratação e uma alimentação balanceada. Vale destacar que um estilo de vida saudável também reflete na nossa pele”, afirma a médica, ao dizer que se coloca à disposição para mais esclarecimentos.

Dra. Geisa Garcia atua na dermatologia clínica com atendimentos nas áreas de cabelos, doenças de pele, unhas, acne, manchas, rastreio de câncer de pele e outros procedimentos.

Cb image default
Dra. Geisa aproveitou a oportunidade para desejar boas festas a todos e adiantou que tem novidades chegando na clínica em 2023 - Imagem: Acácio Gomes   

No segmento estético, ela trabalha com diversos protocolos em preenchimentos, microagulhamentos, bioestimulador de colágeno, toxina botulínica (botox), fios de PDO e muitos outros. Sempre realizando cursos, aperfeiçoamentos e atualizações, bem como investindo em novas tecnologias.

“Fui muito bem acolhida em Nova Andradina. Desde que iniciei os atendimentos aqui tenho recebido muito carinho das pessoas e principalmente dos pacientes que confiam em mim. Isso me motiva a sempre investir mais e trazer para cá o que há de mais moderno, inclusive, em breve, teremos novidades aqui na clínica. Aguardem!”, adiantou ela, ao dizer que todos estão convidados a fazerem uma visita e tomar um cafezinho. “Trabalhamos com atendimento personalizado e temos o melhor café da cidade”, finaliza Geisa, em tom bem-humorado.

Endereço / contato / mídia social

A Clínica de Dermatologia Geisa Garcia fica na Rua Imaculada Conceição, 1.368, em frente ao Ginásio de Esportes, na área central de Nova Andradina. O atendimento, 100% particular, é realizado de segunda a sexta-feira das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h, sendo que, conforme as necessidades dos pacientes, podem ser abertos horários alternativos. Agendamentos podem ser realizados pelos contatos (67) 3017-0523 e (67) 9 9848-0523. Para saber mais, siga os perfis @dra_geisagarcia e @clinicageisagarcia ambos no Instagram.

Cb image default
Clínica fica na Rua Imaculada Conceição, 1.368, em frente ao Ginásio de Esportes, no centro de Nova Andradina - Imagens: Acácio Gomes

PUBLICIDADE

Cb image default
Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.