Buscar

PMA de Batayporã desenvolve atividade com estudantes da Escola Estadual Braz Sinigáglia

Imagens: Divulgação / PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Batayporã, em conjunto com a direção da Escola Estadual Braz Sinigáglia, também de Batayporã, com apoio Secretaria Municipal de Meio e Ambiente e Turismo (SEMAT) de Taquarussu, realizaram atividade educacional com o tema “a importância da preservação ambiental”.

A atividade desenvolveu em duas etapas, a primeira ocorreu no último dia 15/03/2024, quando foi ministrada a palestra sobre o tema aos alunos do 6º e 7º anos, totalizando cerca de 60 pessoas, entre alunos e professores.

Já segunda etapa ocorreu no último dia 09/04/2023, com uma visita ao Portal do Parque às Várzeas do Rio Ivinhema, localizado em Taquarussu.

Vale destacar que o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema possui 73.345,15 hectares localizados na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu.

Criado em 1998, foi à primeira Unidade de Conservação do Estado assim constituída e seu objetivo é conservar os fragmentos de florestas, os remanescentes de várzea e ecossistemas associados dos rios Ivinhema e Paraná, manter mecanismos de regulação natural das bacias hidrográficas locais e promover a preservação da diversidade genética das espécies que habitam o parque, principalmente aquelas ameaçadas de extinção.

Com o objetivo de complementar conteúdo da palestra, os alunos foram conduzidos a uma unidade de conservação, para interagir com o meio ambiente, participando de uma corrida de orientação, esporte que tem como objetivo a preservação da natureza.

Os estudantes foram distribuídos em equipes e cada uma delas cumpriu um percurso, tendo assim o contato direto com a natureza, sendo que, toda a atividade foi conduzida por policiais militares ambientais de Batayporã, com apoio do secretário de Meio Ambiente e Turismo de Taquarussu, Eduardo Rodrigues Prado e fiscais ambientais, sob a supervisão da diretora da Escola Estadual Braz Sinigáglia, Glaucia Patrícia Bravin de Sá; a coordenadora de área Elisangela Heiderich Mendes Wruck; os professores Amanda Henrique Pereira, Danilo Leite Moreira, Marta Batista da Silva, Josiane Aparecida de Godoy Enz, Fernanda Polli Pinheiro e Letícia Paula Cirqueira Martins. Ao final, foram realizadas as premiações aos alunos que participaram da atividade.

Segundo a PMA, as palestras e demais formas de interação com as pessoas, também fazem parte das várias ações desenvolvidas pela instituição a fim de despertar o interesse de todos sobre a necessidade de mudanças e hábitos sustentáveis de exploração dos recursos naturais para minimizar os impactos ambientais e garantir a preservação do meio ambiente para as gerações futuras. 

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.