Buscar

Secretaria de Saúde de Batayporã reforça alerta sobre dengue e pede mobilização dos moradores

Cb image default
Imagem: Arquivo /  Prefeitura de Batayporã

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã alerta à população e reforça as medidas preventivas contra a dengue. Segundo a pasta, os trabalhos de fiscalização e orientação são contínuos, mas os moradores precisam se envolver no combate à doença.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), o município está entre os que comportam alta incidência de dengue, ocupando a 39ª posição no ranking estadual, que considera o número casos de prováveis e habitantes locais.

Conforme o boletim da Semana Epidemiológica 13, publicada no último dia 3 de abril, Batayporã acumula 37 casos prováveis, que são aqueles que englobam os casos em investigação, casos confirmados e ignorados. Casos descartados não são considerados.

“A dengue é letal. Uma doença muito perigosa e precisamos ter atenção. A prevenção é simples: não deixar água parada. Porém, por mais que nossas equipes orientem, muitas pessoas ainda negligenciam e descuidam de suas casas, comércios, quintais e terrenos”, afirmou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Angela Rocha.

Agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde têm percorrido os bairros e fiscalizado os domicílios. “Inclusive, os servidores têm feito uma série de notificações. Quando o morador não regulariza a situação, ele sofre a aplicação de multa pelo município”, complementou Angela.

O cenário em Mato Grosso do Sul contabiliza 11.708 casos prováveis, 10 óbitos confirmados e 11 óbitos em investigação.

Vacina

Outra estratégia de prevenção é a vacinação contra a dengue. Em Batayporã, a imunização está sendo ofertada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacinação está disponível na ESF Santa Luzia, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Denúncia

A penalização para quem acumula lixo, entulho e outros materiais que podem se tornar focos do aedes-aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chickungunya, não é novidade. O procedimento é previsto pela Lei Estadual n. 4.812, de 7 de janeiro de 2016, e pela Lei Complementar Municipal n. 008, de 24 de junho de 2013.

A população pode denunciar locais com focos do mosquito da dengue à Vigilância Entomológica por meio dos telefones (67) 3443-3187 e (67) 9 9213-6498.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.