Buscar

Sindicato se manifesta em relação à manutenção das aulas dos professores não grevistas no campus do IFMS em Nova Andradina

Cb image default
Imagem: Arquivo

Em nota enviada ao Nova News na noite deste sábado (6), o SINASEFE-MS, sindicato que representa os servidores,  docentes e técnicos do Instituto Federal,  se manifestou em relação à manutenção das aulas dos professores não grevistas no Campus Nova Andradina.

Confira na íntegra: 

O número de docentes que desejam continuar ministrando aulas não passam de 04, em um quadro com mais de 41 docentes em greve, o que corresponde a menos de 10% do quadro de professores. A decisão de manutenção das aulas deste percentual menor que 10% prejudica os estudantes, que ultrapassam a marca de mais de 600 matrículas.

Além disso, mais de 50% dos técnicos administrativos também já aderiram a greve.

O campus Nova Andradina atende estudantes de toda a região do Vale do Ivinhema. Já havia um comunicado publicado esta semana (002/2024) suspendendo todas as aulas. A direção geral do campus divulgou, nesta sexta, o novo comunicado (003/2024) após as 16 horas. Muitos estudantes já haviam ido embora para seus lares em suas cidades já no período da manhã.

No momento da publicação, a gestão já tinha a informação de que mais da metade de técnicos e docentes já haviam aderido à greve.

O comunicado no "fechar das cortinas" da semana pegou toda comunidade acadêmica de surpresa. Muitos estudantes e pais confusos, sem saber o que fazer.

Além dos pontos já elencados aqui, se faz necessário frisar que o IFMS, como instituição pública de ensino, com compromisso social, possui uma grande parcela de estudantes de baixa renda, que não possuem condições financeiras de retornar à cidade para ter uma ou duas aulas apenas.

Consideramos a decisão antidemocrática, visto que os próprios estudantes em sua ampla maioria, além de técnicos e docentes, estão apoiando a greve. Além disso, descumpre o acordo firmado entre a comissão de greve da reitoria e o sindicato, constante no comunicado da reitoria do ifms, em seu site oficial, onde consta que a organização das aulas será feita em diálogo com o comando de greve local:

"Aulas: Considerando as particularidades de cada campus, a organização das aulas em cada unidade ficará a cargo das direções dos campi mediante diálogo com os comandos de greve locais. As definições de cada campus a respeito das aulas deverão ser disponibilizadas na página www.ifms.edu.br/greve."

A greve luta por melhorias para toda a educação federal que vem tendo orçamento diminuído ao longo dos últimos 8 anos. A educação federal pede socorro.

O outro lado

Conforme noticiado anteriormente pela reportagem, na  tarde desta sexta-feira (05), a Direção-Geral do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Nova Andradina enviou ao Nova News comunicado atualizado sobre o movimento grevista, em que informou que as atividades dos docentes que não aderirem ao movimento grevista serão mantidas e que tais aulas ocorrerão na unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), local cedido em acordo de cooperação técnica entre ambas as instituições. A relação das aulas que serão mantidas deve ser divulgada provavelmente até segunda-feira (08).

"Vale destacar que ocorrendo a necessidade de alterações, estas serão avaliadas pela Diretoria de Ensino e Coordenações de Curso, principalmente por compreender a limitação de espaço físico e de contrato de transporte de estudantes para a sede da instituição, no caso, o campus."

O comunicado também informou que a continuidade das aulas dos docentes não grevistas ocorrerá em consonância com as Diretrizes de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como a organização do Plano Individual de Trabalho Docente (PIT). A substituição/antecipação e ausência, como licença saúde, por exemplo, deve seguir trâmite institucional pré-estabelecido.

Pelo documento publicado na sexta-feira (05), estão mantidas, por tempo indeterminado, as atividades de projetos vinculados aos Editais de Ensino, Pesquisa e Extensão sob a responsabilidade do coordenador dos projetos vigentes a execução no período de adesão ou não ao movimento grevista, com subsídio da Direção-Geral, Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão, Direção de Administração e Direção de Moradia Estudantil quando apresentada a necessidade específica. Também estão mantidas, por tempo indeterminado, as atividades da Moradia Estudantil, com ajuste sempre que necessário bem como as atividades da Casa do Estudante Universitário.

“A dinamicidade do movimento grevista requer da gestão do campus o acompanhamento diário das condições de manutenção ou não dos serviços e atividades. A comunidade acadêmica será informada por meio de canais oficiais de comunicação da instituição”, diz o comunicado, ao reforçar a página www.ifms.edu.br/greve como a principal fonte de informação.

Pauta

A paralisação tem como pauta reivindicações melhorias nas condições de trabalho, reestruturação das carreiras dos cargos de docente e técnico-administrativo e pela consolidação dos institutos federais já existentes, bem como em busca de investimento financeiro e incentivo à pesquisa por parte do Governo Federal.

O Nova News mantém o espaço aberto para manifestações e objetiva levar informação para a população sobre as definições e possíveis alterações no cronograma do movimento grevista.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.