Buscar

Atletas nova-andradinenses participarão de campeonato mundial de kung fu na China

Ana, Layla e Lorena: jovens talentos do município garantem vaga no maior campeonato da área

Cb image default
Ana Carla Matos, atual campeã brasileira e sul-americana - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

No início de abril, Layla Ketelen Silva Viana (vice-campeã brasileira) e Lorena Silva Conceição (atual campeã brasileira) foram convocadas para representar o país no Campeonato Mundial de Kung Fu, realizado em agosto de 2023, na China. Compondo também a delegação, Ana Carla Matos, atual campeã brasileira e sul-americana de kung fu wushu, participará da disputa pelo título.

Layla e Lorena são estudantes da rede municipal de ensino, das escolas Efantina de Quadros e Mundo da Criança. Desde 2022, a Secretaria de Educação, por meio da Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer – FUNAEL, oferece aulas de treinamento desportivo à alunos das escolas municipais. No caso das duas pequenas atletas, o desempenho foi gigante, alcançando títulos que colocam Nova Andradina como referência na área.

Cb image default
Layla e Lorena com o professor de artes marciais Valadares - Imagem: Divulgação

Para classificarem-se e receberem a convocação, a dupla precisou conquistar o pódio no último Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, realizado nos dias 01 e 02 de abril. Agora, as atletas do Programa de Treinamento Desportivo da Funael viabilizam, junto com a prefeitura de Nova Andradina, fontes de custeio da longa viagem, rumo à cidade de Sichuan, na província de Emeishan/CN.

José Roberto Valadares, professor de artes marciais, relata ter reconhecido desde cedo o potencial das alunas: “A dedicação é ponto importante para conseguir alcançar grandes resultados nos esportes. As duas sempre foram esforçadas, realizando os treinamentos não somente nas aulas, mas também em casa. Ainda, elas vestem a camisa e levam Nova Andradina no coração em todos os campeonatos que vão”, explica o profissional.

Há mais de 1 ano, a Funael oferece o Programa de Treinamento Desportivo, voltado às crianças da rede municipal, com idade entre 7 e 14 anos. Até o momento, são ofertadas aulas de kung fu, kickboxing, muay thai e sanda, contando com mais de 60 alunos inscritos. Valadares, que além de professor no programa, também é proprietário da Valadares Escola de Artes Marciais, explica que o esforço é coletivo.

“Essas conquistas são possíveis apenas com a ajuda da prefeitura, amigos, parceiros, professores das escolas participantes e patrocinadores. Com o apoio de todos, conseguimos oferecer um treinamento de qualidade e preparar estas crianças para grandes competições. Investir no esporte é fundamental, só temos a agradecer”, comentou o professor. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.