Buscar

Cinco equipes SAFs disputam o Brasileirão 2023 e sonham com protagonismo

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2023 vai começar no dia 15 de abril, e a expectativa é por um torneio com várias equipes na disputa por títulos. O Palmeiras, atual campeão, e o Flamengo prometem ser os protagonistas, mas outro aspecto chama a atenção na disputa.

A competição terá cinco equipes no modelo SAF, acrônimo para Sociedade Anônima do Futebol.

Esse é um modelo de administração que transforma o clube de futebol em uma empresa, e que tem ganhado espaço no futebol brasileiro nos últimos anos. Todos esses cinco times sob nova gestão almejam bons resultados, sobretudo para mostrar que esse tipo de negócio pode garantir vitórias e títulos.

Um dos destaques é o Vasco da Gama, atualmente administrado pela 777 Partners. A empresa investiu mais de R$ 100 milhões em reforços para o clube na temporada, inclusive contratando jogadores de nome, como o atacante Pedro Raul, ex-Goiás, e o ponta Luca Orellano, ex-Vélez Sarsfield. O clube veio da Série B pronto para sonhar alto, e o Brasileirão será o primeiro teste da SAF com a torcida cruzmaltina. A estreia será no dia 15, às 21h, em um jogo complicado contra o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte.

Quem também veio da segunda divisão, e atualmente está funcionando como SAF, é o Cruzeiro. A equipe mineira tem o ex-jogador Ronaldo como atual presidente, e chega no Brasileirão 2023 como o campeão da Série B na temporada passada. Diferente do Vasco, o clube não trouxe muitos reforços, por isso não aparece bem cotado na disputa por títulos. A estreia será fora de casa, contra o Corinthians, em partida marcada para o dia 16, às 16h. Uma vitória seria uma grande surpresa.

O Vasco e o Cruzeiro não chegam na disputa do Brasileirão sonhando com o título. As cotações do site de apostas de futebol Mr.Jack mostram isso. A plataforma faz uma cobertura completa no calendário brasileiro, e vai oferecer cotações em todas as rodadas da Série A, além de mostrar os favoritos ao título. Por lá, as duas equipes SAFs estão longe dos favoritos, apontando para uma posição mais no meio da tabela.

Objetivo da SAF é no futuro

Na verdade, o objetivo principal das equipes SAFs, sobretudo no atual momento, é mostrar uma melhora para depois sonhar com títulos. É o que acontece com as outras três equipes que estão funcionando neste modelo, e estão no Brasileirão de 2023. O Botafogo, por exemplo, tem algo tempo funcionando assim, e os resultados ainda são tímidos perto da expectativa criada. A equipe estreia também no dia 15, às 18h30, contra o São Paulo, em casa.

É uma situação parecida com o Red Bull Bragantino, que se transformou em realidade nos últimos anos, mesmo sem títulos. A equipe está sempre na parte superior da tabela, e mostra uma estrutura que poucas outras equipes possuem. É um passo de cada vez, justamente para não atropelar as ideias e acabar gerando resultados ruins.

O Bahia ainda está no início da caminhada, e também veio da Série B do ano passado. A equipe tricolor foi comprada pelo grupo City, responsável pelo gigante Manchester City, e várias mudanças estão acontecendo no decorrer do ano. Isso não significa que veremos o Bahia na disputa pelo título de 2023, mas a projeção é de que o clube fique cada vez mais competitivo nos próximos anos.

Um dos pontos mais interessantes na primeira rodada do Brasileirão é justamente o confronto entre essas duas SAFs, com o Red Bull Bragantino recebendo o Bahia, às 18h30, no dia 15.

Todos contra o Palmeiras

Todas as cinco SAFs do Campeonato Brasileiro vão tentar destronar o domínio do Palmeiras, atual campeão. O Alviverde não possui a mesma estrutura, e tem conseguido bons resultados no futebol, assim como o Flamengo. Por isso, a temporada de 2023 vai ser interessante para acompanhar essa disputa entre formas de administração dos clubes no Brasil. O impacto promete ser importante.

Um detalhe interessante é que o Verdão surge como o grande favorito ao título novamente, como mostram as cotações do site mr.jack.bet. A estreia da equipe será contra o Cuiabá, no dia 15, às 16h. Existe a expectativa grande de vitória logo neste primeiro jogo, mas o brasileirão costuma ser um torneio complicado nas rodadas iniciais.

O Brasileirão de 2023 promete ser um dos mais interessantes dos últimos anos, com um confronto especial entre equipes SAFs e as comandadas ainda pelo método mais tradicional e comum do futebol nacional. A promessa é de bons jogos, para felicidade dos torcedores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.