Buscar

Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul comunica retorno dos prazos processuais

Cb image default
Imagem: Arquivo / Canva

Desde o dia 08 de janeiro, o expediente forense do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul está em funcionamento, no entanto, os prazos processuais permaneciam suspensos, retornando nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro.

Assim como nos anos anteriores, de 7 a 20 de janeiro não ocorreram audiências ou sessões de julgamento em primeira e segunda instâncias, conforme estabelecido no § 2º do art. 220 do Código de Processo Civil. É importante destacar que, devido às alterações no Código de Processo Penal por meio da Lei nº 14.365/2022, que adicionou o artigo 798-A ao código, os prazos criminais também foram suspensos.

No entanto, vale ressaltar que a suspensão dos prazos não impediu a realização de atos processuais urgentes e necessários para a proteção dos direitos e que os advogados puderam consultar os processos nos cartórios ou secretarias, retirar os autos e obter cópias. Também durante esse período, os gabinetes dos juízes e os setores administrativos da justiça sul-mato-grossense operaram em todo o Estado.

A suspensão dos prazos não causou prejuízos aos jurisdicionados, já que o atendimento ao público foi mantido e despachos, decisões, sentenças e acórdãos continuaram sendo disponibilizados on-line por meio do portal de acompanhamento processual do Tribunal de Justiça.

Com a contagem dos prazos processuais, voltam a ser realizadas audiências na primeira instância e sessões de julgamento no segundo grau.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.