Buscar

Deputado Roberto Hashioka parabeniza 44 anos do 8º Batalhão da PM “O Guardião do Vale do Ivinhema”

Cb image default
Foto: Luciana Nassar/Alems

O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou moção de congratulação ao 8º Batalhão da Polícia Militar “O Guardião do Vale do Ivinhema” pelos 44 anos da criação da corporação. A moção foi lida durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta terça-feira, 24.

Conhecido como “O Guardião do Vale do Ivinhema”, o 8° Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina teve seu início em 1979, quando uma portaria do Comando Geral da PM instituiu o Núcleo da Polícia Militar no Vale do Ivinhema. Em 17 de outubro de 2002, passou a denominar-se 8º Batalhão de Polícia Militar.

A corporação realiza o policiamento ostensivo e preventivo nos municípios de Nova Andradina, Ivinhema, Batayporã, Angélica, Taquarussu, Novo Horizonte do Sul e nos distritos de Nova Casa Verde, Amandina e Ipezal, sendo responsável pela segurança de mais de 108 mil sul-mato-grossenses.

Conforme justificou Hashioka, “o 8º BPM desempenha, não somente a importante missão de policiamento ostensivo e preventivo, mas se dedica também ao desenvolvimento de projetos e programas sociais que buscam aproximar a comunidade e se fazer conhecer em sua essência colaborativa e solidária com o público no qual está inserido”.

O Batalhão abriga em suas dependências um Centro de Equoterapia, atua no Programa Mulher Segura (Promuse), ministra aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) e busca se fazer presente na comunidade escolar através da Ronda Escolar, sem deixar de atuar de forma repressiva, por meio de constantes operações policiais.

Em função do trabalho realizado pela instituição, como radiopatrulha, policiamento escolar, policiamento rural, policiamento de trânsito e a equipe da Força Tática, dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) nos anos de 2021, 2022 e 2023 apontaram o Vale do Ivinhema como uma das regiões mais seguras para se viver em Mato Grosso do Sul.

A moção de congratulação proposta pelo parlamentar será encaminhada ao comandante tenente-coronel Paulo Renato Ribeiro, extensiva ao subcomandante major Yuri Fernandes de Souza e a todo o efetivo policial do Batalhão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.