Buscar

Mais de 4,8 milhões de empregos são preservados com benefício emergencial

Medida de manutenção do emprego prevê redução proporcional de jornada ou suspensão temporária do contrato de trabalho

Cb image default
O BEm é pago pelo Governo Federal quando há acordo entre patrões e empregados - Foto: Seplag / AL

Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) foi responsável por preservar 4,8 milhões de empregos desde o início de abril até esta quinta-feira (30). O BEm é pago pelo Governo Federal quando há acordo entre patrões e empregados com redução proporcional de jornada e salário ou suspensão temporária do contrato de trabalho.

O benefício integra o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda criado pela Medida Provisória 936/20 para reduzir os impactos da pandemia da Covid-19 no mercado de trabalho e nas atividades das empresas.

A projeção é de que a medida preserve até 8,5 milhões de empregos, beneficiando cerca de 24,5 milhões trabalhadores com carteira assinada. O investimento pode chegar a R$ 51,2 bilhões.

O valor do benefício pago é calculado a partir do valor que o trabalhador teria direito de receber como seguro-desemprego, com base na média dos últimos três salários. Rondinelli Reinaldo da Silva é um dos milhares de brasileiros que vai receber o BEm. Ele trabalha como escrevente em um cartório de Brasília e este mês ele e outros colegas tiveram a jornada de trabalho reduzida pela metade.

“Nosso salário foi reduzido em cinquenta por cento e o chefe nos comunicou que o governo federal irá complementar nossa renda. Fico feliz por estar empregado, por essa ser uma solução para não perdermos nosso emprego, que o Governo Federal venha com isso ajudar os brasileiros para que possamos honrar e pagar nossos compromissos”, disse Rondinelli.

Como funciona

Durante o estado de calamidade pública provocado pelo novo coronavírus o empregador e trabalhador poderão acordar, individual ou coletivamente, a reduzir proporcionalmente a jornada de trabalho e do salário por até 90 dias, ou a suspensão de contrato, por até 60 dias.

O trabalhador permanece empregado durante o tempo de duração dos acordos e pelo mesmo tempo depois que ele acabar. Por exemplo, um acordo de redução de jornada de 90 dias deve garantir a permanência no emprego por mais 90 dias após o fim do acordo. Caso o empregador não cumpra, ele terá que pagar todos os direitos do trabalhador previstos em lei, além de multas.

A primeira parcela do BEm será paga ao trabalhador no prazo de 30 dias, contados a partir da data da celebração do acordo. Os acordos deverão ser comunicados ao Ministério da Economia e aos sindicatos.

Dados

O número de empregos preservados pode ser acompanho pela internet, no site https://servicos.mte.gov.br/bem/.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.