Publicado em 30/12/2025 às 10:08, Atualizado em 30/12/2025 às 14:17
Na manhã desta terça-feira (30), a empresa Ambiental MS Pantanal enviou ao site Nova News uma nota oficial em resposta à matéria publicada pelo site com relação às reclamações dos prefeitos de Nova Andradina, Batayporã e Ivinhema no que diz respeito aos serviços de esgotamento sanitário nas cidades citadas. Os gestores dos municípios utilizaram as redes sociais para criticar o serviço prestado pela empresa.
O primeiro a tecer duras críticas à empresa foi o prefeito de Batayporã, Germino Roz (PSDB). Na sequência, o prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro (PL), também utilizou as redes sociais para criticar a atuação da Ambiental MS Pantanal. Fechando a lista de cobranças, na manhã da quarta-feira (24), véspera de Natal, foi a vez do prefeito de Nova Andradina, Leandro Fedossi (PSDB), se manifestar.
Por meio da nota, a Ambiental MS Pantanal afirma que tomou conhecimento de todas as ocorrências citadas na matéria, atuando de modo eficiente dentro dos prazos.
Segundo a concessionária, os extravasamentos na rede ocorrem principalmente por mau uso do sistema, como o descarte incorreto de resíduos sólidos, além de ligações irregulares de água da chuva no encanamento de esgoto.
A empresa informa ainda que está à disposição para oferecer informações técnicas operacionais que envolvam a execução final de seus serviços. Confira abaixo a nota na íntegra:
A Ambiental MS Pantanal informa que, na época tomou conhecimento de todas as ocorrências citadas na matéria, atuando de modo eficiente dentro dos prazos, principalmente do que era no âmbito de suas responsabilidades como prestadora de serviço.
A concessionária cita ainda que está à disposição para oferecer informações técnicas operacionais que envolvam a execução final de seus serviços, e lembra que extravasamentos de esgoto ocorrem principalmente por mau uso da rede, como o descarte incorreto de resíduos sólidos, além de ligações irregulares de água da chuva na rede de esgoto.
Cabe informar diante do que foi apresentado na matéria que somente em Ivinhema no ano de 2025 foram executados 756 serviços, sendo: 487 serviços comerciais preventivos, como levantamentos, implantações de ligações, padronizações, extensões de rede, 65 serviços de limpeza preventiva de rede em localidades que apresentavam recorrências em extravasamento, e principalmente 204 serviços corretivos devido o mau uso da rede.
Já em Nova Andradina no ano de 2025 a empresa executou mais de 1.550 serviços, dentre eles 907 serviços comerciais preventivos, 112 serviços de limpeza preventiva de rede, 534 serviços corretivos também devido o mau uso da rede.
Números que só reforçam o compromisso e responsabilidade que a Ambiental MS Pantanal tem com população e principalmente com o meio ambiente.
Empresa afirma que descarte incorreto de resíduos sólidos causa o mau funcionamento do sistema; na fotos, é possível observar alguns materiais retirados da tubulação - Imagens: Divulgação
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.