Publicado em 22/04/2020 às 17:30, Atualizado em 22/04/2020 às 21:59

Anaurilândia e Taquarussu atingem índice ideal de isolamento durante o feriado

O monitoramento por geolocalização mostra que 56,1% da população de Mato Grosso do Sul permaneceu em casa durante o feriado de Tiradentes

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Vista da  região central da cidade de Anaurilândia - Foto: Arquivo/ Nova News

As cidades de Anaurilândia e Taquarussu atingiram nesta terça-feira (21), feriado, o índice de isolamento ideal estabelecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Paranhos (85,4%), Taquarussu (74,9%), Corguinho (71,8%), Ladário (71,1%), Anaurilândia (70,8%), Aral Moreira (70,7%) e Jateí (70,4%) são as sete cidades do interior que alcançaram o índice esperado pela secretaria.

As cidades com maior circulação de pessoas e menor adesão ao distanciamento social para o dia foram: Antônio João (47,8%), Jardim (48,6%), Nioaque (49,7%), Caarapó (51,8%), e Tacuru (51,8%).

Em Campo Grande o distanciamento social no feriado bateu a média dos últimos domingos de abril e do feriado de sexta-feira da Paixão de Cristo, com 55,5%. Na segunda-feira (20.4) o isolamento social foi cumprido por apenas 41% da população.

O monitoramento por geolocalização mostra que 56,1% da população de Mato Grosso do Sul permaneceu em casa durante o feriado de Tiradentes. A média nacional foi de 58,9% para o dia, e o Estado perdeu o posto de pior ranking para Amapá (AP), Alagoas (AL) e Roraima (RR).

Desde que a ferramenta começou a ser usada, a maior adesão ao isolamento é comum em feriados e finais de semana. A preocupação das autoridades sanitárias está nos dias úteis que com abertura do comércio, promovem maior circulação de pessoas potencializando os riscos de contágio pelo novo coronavírus.

Para garantir que não haja contaminação em massa pelo novo coronavírus e superlotação no sistema público de saúde, a indicação do governo do estado é de que o índice de isolamento social seja de 70%. Os índices são mensurados diariamente através do sistema de georreferenciamento da startup In Loco.

Nesta quarta-feira (22) o boletim epidemiológico atualizado da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra avanço de 1,2% dos casos nas últimas 24 horas. Agora são 175 casos confirmados da doença no Estado, 27 estão em investigação, e 5 mortes foram registradas em decorrência da Covid-19.  (*Com dados da SES)