Publicado em 22/05/2025 às 13:16, Atualizado em 22/05/2025 às 17:31
Segundo matéria publicada nesta quinta-feira (22) pelo Canal Rural, o painel da Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves (SRN) mantido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) aumentou o número de municípios investigados por casos de gripe aviária de nove para 11 nas últimas horas.
Angélica (MS) e Concórdia (SC) ambos com criação de aves domésticas para subsistência, passam a integrar a lista. Em todos os locais, já foram feitas coletas de amostras do vírus, mas ainda não possuem resultado laboratorial conclusivo. São eles:
Triunfo (RS): criação doméstica (subsistência)
Gaurama (RS): criação doméstica (subsistência)
Derrubadas (RS): silvestre – vida livre
Chapecó (SC): criação doméstica (subsistência)
Ipumirim (SC): criação doméstica (comercial)
Garopaba (SC): silvestre – vida livre
Concórdia (SC): criação doméstica (subsistência)
Angélica (MS): criação doméstica (subsistência)
Salitre (CE): criação doméstica (subsistência)
Aguiarnópolis (TO): criação doméstica (comercial)
Eldorado do Carajás (PA): criação doméstica (subsistência)
Os municípios de Estância Velha (RS); Nova Brasilândia (MT) e Gracho Cardoso (SE), todos com criação de aves de subsistência, constavam no sistema na segunda-feira (19), mas os testes descartaram a existência da doença.
Até o momento, o sistema informa que foram feitas 3.976 investigações de suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, cujas doenças-alvo são Influenza Aviária e Doença de Newcastle.
Em coletiva de imprensa na última segunda-feira (19), o ministro do Mapa, Carlos Fávaro, disse acreditar que pela transparência com que o governo brasileiro conduz o caso, confia que todos os compradores de carne de frango, ovos e derivados será reconquistada. (Canal Rural).