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Após obter resultados satisfatórios, Secretaria de Obras de Anaurilândia segue com implantação de mata-burros

Ao todo, cerca de 100 passagens que contam com porteiras receberão mata-burros

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Foto: Divulgação

“A melhora na mobilidade das estradas rurais de Anaurilândia faz com que a substituição de porteiras e colchetes por mata-burros aumente cada vez mais. A  previsão é que em pouco tempo todas essas passagens estejam com estes equipamentos instalados”, é o que afirma Paulo Gonçalves, secretário de Obras do município.

O secretário destaca que após as instalações, o transporte escolar de toda a zona rural do município de Anaurilândia está mais ágil.

Com cinco assentamentos e uma extensa área rural, o município possui cerca de três mil quilômetros de estradas não pavimentadas, por onde circulam os ônibus que transportam diariamente os alunos. “Nós estamos fazendo em parceria com os responsáveis pelo transporte, um mapeamento, linha por linha, para acompanhar o desempenho dos ônibus nestes trajetos, e nos últimos dias, estamos sentindo avanço na diminuição do tempo nos trechos que já contam com os mata-burros”, explica.

Ainda de acordo com Gonçalves, a previsão é que até o final do mês de março, a empresa que venceu o certame licitatório para fabricação dos mata-burros, possa entregar cerca de mais 40 unidades dos equipamentos.

“Estamos avançando com os trabalhos de substituição e até final do primeiro semestre, toda a malha viária rural que conta com porteiras e colchetes, deve ser substituída por mata-burros”, afirma.

O sistema pare e siga que os motoristas tinham que fazer durante alguns trechos, para abrir e fechar porteiras em diversas propriedades, aumentava de maneira significativa o tempo de transporte dos estudantes.

Segundo Élcio Alves de Moraes, diretor de transporte escolar do município, um levantamento realizado pelo setor aponta que a decisão da Administração Municipal em substituir todos esses obstáculos, deu mais fluidez ao trabalho, desta forma, diminuindo em cerca de 30% o tempo em todas as linhas. “Cada parada realizada pelo motorista para abrir e fechar uma porteira, ou colchete, leva em torno de dois minutos”, explica.

O diretor diz ainda que o fato de abrir menos a porta dianteira do veículo, evita a entrada de poeira, o que proporciona mais conforto aos alunos. O estudo aponta ainda, economia na manutenção e combustível dos coletivos. Ao todo, cerca de 100 passagens que contam com porteiras, receberão mata-burros. Até o momento, 60% dos trabalhos já foram concluídos.

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