Publicado em 22/03/2020 às 17:45, Atualizado em 22/03/2020 às 21:56

Boletim epidemiológico: Nova Andradina segue sem casos confirmados de Covid-19

Em Mato Grosso do Sul são 21 casos confirmados e, no Brasil, o número chega a 1.546

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Por meio de boletim epidemiológico divulgado na tarde deste sábado (22), através de uma transmissão ao vivo na página da Prefeitura de Nova Andradina, foi informado que o município segue, até o momento, sem nenhum caso confirmado de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Na transmissão, o secretário de Saúde Arion Aislan, a responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Rovani, e o assessor especial do Governo Municipal, Vicente Lichoti, informaram que dois casos suspeitos ainda seguem aguardando resultados de exames.

As autoridades da área da Saúde alertam à população para que evitem a disseminação das fake news. Segundo a Secretaria de Saúde, o correto é que a as pessoas busquem informações junto aos canais oficiais.

“Não acreditem em informações aleatórias que circulam em grupos de Whatsapp e em páginas de redes sociais, mas sim no que é divulgado pelo site da Prefeitura Municipal, pela página da Prefeitura Municipal no Facebook e pelos órgãos de imprensa oficiais que existem na cidade, como os sites de notícias e as rádios”, disse Arion.

“Somos obrigados a trabalhar com a verdade. Não temos motivo para mentir ou omitir informações. A verdade é que até no momento não temos casos confirmados em Nova Andradina”, afirmou Tatiana.

Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que mais cinco exames de coronavírus (Covid-19) deram positivos em Mato Grosso do Sul, subindo para 21 os casos confirmados da doença no Estado. A SES monitora outros 50 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado neste domingo (22.03) em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado.

Os casos novos são de Campo Grande e tiveram contatos com casos confirmados. Uma adolescente de 13 anos, notificada em 19 de março, um homem de 37 anos, notificado em 19 de março, uma mulher de 48 anos, notificada em 16 de março, uma mulher de 36 anos, notificada em 19 de março e uma mulher de 19 anos notificada em 19 de março.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 272 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo que 201 casos foram desconsiderados para Covid-19. Destes, onze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. 190 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19.

Os 50 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS começou a realizar os exames para Covid-19, após receber kits de testes do Ministério da Saúde. Os resultados ficam protos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

Brasil

Dados divulgados neste domingo (22) pelo Ministério da Saúde mostram que o número de mortes em decorrência da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, subiu de 18 para 25 nas últimas 24 horas. Já o número de pessoas que contraíram o vírus passou de 1.128 para 1546. Segundo a pasta, com a nova atualização, todos os estados brasileiros possuem casos do novo coronavírus.

A Região Sudeste concentra o maior número de casos (926), seguida da Região Nordeste (231), da Sul (179), da Centro-Oeste (161) e a Região Norte (49).

São Paulo acumula o maior número de casos (631), seguido por Rio de Janeiro (186), Distrito Federal (117), Ceará (112), Minas Gerais (83) e Rio Grande do Sul (73).

Em seguida vem o estado de Santa Catarina (57), Paraná (50), Bahia (49), Pernambuco (37), Amazonas (26), Espírito Santo (26), Goiás (21), Mato Grosso do Sul (21), Acre (11), Sergipe (10), Rio Grande do Norte (nove), Alagoas (sete), Pará (quatro), Piauí (quatro), Rondônia(três), Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Tocantins e Rondônia (dois cada). Amapá e Paraíba (um). (Com informações do Governo do Estado e da Agência Brasil).