Buscar

Com novas 160 doses, Batayporã inicia vacinação de idosos da zona rural

Cb image default
Prefeito e secretária divulgaram estratégia - Foto: Jeferson Souza

Nesta sexta-feira (26), Batayporã recebeu mais 160 doses de vacinas contra Covid-19. Este é o quinto lote de imunizantes encaminhado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS). Da nova remessa, 50 doses de CoronaVac serão destinadas a idosos de 75 anos ou mais e outras 110 de vacina Astrazeneca irão imunizar idosos de 79 anos ou mais moradores da zona rural. Há ainda a reserva de reserva de 8% destes imunizantes para profissionais de saúde. A vacinação será iniciada ainda durante o fim de semana.

Devido à dificuldade de monitoramento da população da zona rural, a Secretaria Municipal de Saúde solicita aos responsáveis ou idosos que estiverem em condições, que compareçam à secretaria para atualização cadastral portando CPF, cartão SUS e comprovante de residência. “Nós estamos divulgando esse pedido, inclusive por rádio, para que a gente possa ir até a casa desses idosos ministrar a vacina”, explicou a secretária da pasta, Letícia Sanches.

As informações foram divulgadas pela gestora e pelo prefeito Germino Roz (PSDB) em live transmitida no período da manhã pela página da Prefeitura no Facebook. Na ocasião, ambos ressaltaram que, devido à quantidade de vacinas ainda ser pequena, a equipe tem conseguido ministrar as doses dos idosos em domicílio. Apenas os profissionais de saúde têm sido imunizados na sala de vacinas.

Outra observação ressaltada na live foi o aproveitamento dos imunizantes. Cada frasco recebido tem a previsão de render 10 doses, porém, é possível que alguns deles possam render um pouco mais. “Esse assunto foi pauta nacional. Vimos em vários noticiários. Às vezes conseguimos extrair 11 ou 12 doses dos frascos”, esclareceu Germino. Com isso, o município pôde imunizar sete pessoas além do previsto, totalizando um total de 303 pessoas vacinadas em Batayporã até o momento.

Prevenção

A Prefeitura reforçou o pedido de prevenção e destacou as medidas de enfrentamento, como a vigência do decreto municipal n.21, de 28 de janeiro, e as fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária, que conta com um disque denúncia para aglomerações. O serviço funciona por meio dos telefones (67) 3443-2368 nos dias úteis e em horário comercial, e pelo whatsapp (67) 99670 6971 aos fins de semana. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.