Buscar

Coronavírus - JBS de Nova Andradina concede férias coletivas por 20 dias

Abates devem ser suspensos esta semana

Cb image default
Imagem: Arquivo / Nova News

Conforme informações apuradas pelo Nova News junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Nova Andradina e Região (STIANA), a unidade local do Frogorífico JBS teria anunciado férias coletivas aos seus funcionários pelo período inicial de 20 dias.

Segundo o sindicado, a suspensão dos trabalhos se deve, de forma indireta ao novo coronavírus (Covid-19). “Pelo comunicado feito ao STIANA, a empresa disse que a suspensão dos abates ocorre devido à pandemia de coronavírus, que afeta as exportações de carne e o mercado mundial”, disse o presidente da entidade, Sérgio Miller.

Na avaliação do sindicalista, a interrupção da produção não se deve a questões sanitárias e nem por risco de contágio entre os trabalhadores, que por via de regra já utilizam máscaras, luvas e demais equipamentos, mas sim por uma questão econômica.

“Quando a demanda cai, por qualquer motivo, entendemos que as empresas tendem a reduzir a produção, até que o mercado se estabilize”, explicou Miller, ao afirmar que os trabalhadores de setores considerados essenciais, como a manutenção por exemplo, devem continuar com suas tarefas normalmente.

O Nova News entrou em contato com a assessoria de comunicação do Grupo JBS em Mato Grosso do Sul que se comprometeu a emitir uma nota oficial assim que receber as informações da direção, em São Paulo.

Na manhã desta terça-feira (17), a assessoria encaminhou ao site uma nota, por meio da qual a companhia confirma que algumas unidades poderão mesmo sofrer paralisações, porém, ainda não há maiores detalhes: "A JBS vem monitorando os reflexos do mercado em relação ao COVID-19 e avalia a implantação de férias coletivas exclusivamente em algumas das suas unidades de processamento de bovinos no Brasil", diz o documento. (Matéria atualizada às 10h04 de 17/03/2020).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.