Publicado em 08/01/2022 às 05:51, Atualizado em 09/01/2022 às 09:42

Covid-19 em Nova Andradina: Todos os pacientes ativos estão com sintomas leves, diz secretário

Gestor atribui o fato da não necessidade de internações à vacinação, que reforça o organismo perante a ação do vírus

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Secretário de Saúde Sérgio Maximiano - Imagem: Arquivo / Cogecom

Como já informado pelo Nova News, segundo boletim epidemiológico divulgado na noite desta sexta-feira (07), o município de Nova Andradina aparece com 161 casos ativos de Covid-19, porém, nas palavras do secretário de Saúde, Sérgio Maximiano, todos esses pacientes apresentam sintomas leves e não necessitaram, até o momento, de suporte hospitalar.

No entendimento do gestor, os sintomas leves são efeito das vacinas. “A proposta da vacina é tornar o organismo mais resistente ao vírus e é o que percebemos que está ocorrendo. São 161 casos ativos e nenhuma pessoa hospitalizada, ninguém com complicações até o momento. Desta forma percebemos que a imunização tem mostrado seu valor”, disse Maximiano.

Ele pontuou, no entanto, que há a informação de uma pessoa internada no Hospital Regional e outra no Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), ambas com sintomas gripais, mas elas ainda estão na condição de suspeitas, aguardando resultados dos exames.

Ainda nas palavras do secretário, a preocupação é com as pessoas que, por opção pessoal, preferiram não tomar a vacina e que, caso sejam infectadas, podem ter sintomas mais severos.

Na avaliação de Sérgio Maximiano, o alto número de casos ativos é prova incontestável de que o vírus está em plena circulação. “Até agora parece que ele atingiu apenas os vacinados, já que os sintomas são leves, porém, ele pode chegar em pessoas não vacinadas e em pessoas com a saúde já debilitada por alguma comorbidade e aí a situação pode ficar complicada, motivo pelo qual temos que estar em alerta”, afirmou.

“Nossa recomendação é para que todos tomem as vacinas e mantenham os cuidados preventivos, como evitar aglomeração de pessoas, fazer uso da máscara de proteção e higienizar constantemente as mãos, seja com água e sabão ou com álcool 70%”, finalizou.

Os números

Os casos ativos de Covid-19 em Nova Andradina chegaram a 161 conforme boletim divulgado no início da noite desta sexta-feira (07) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o levantamento, foram mais 50 pessoas diagnosticadas com a doença desde o levantamento anterior, publicado na quinta (06), quando os ativos eram 111.

Há um aumento estrondoso de pessoas infectadas nos últimos dias, passando de 11 casos ativos em 31/12/2021 para 161 neste dia 07/01/2022, ou seja, um acréscimo de 150 diagnósticos positivos em apenas uma semana.

Neste momento, Nova Andradina registra 4.308 casos desde o início da pandemia, com 4.048 curados e 99 óbitos.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!