Publicado em 25/05/2020 às 12:31, Atualizado em 25/05/2020 às 16:40

Covid-19: Paciente de Nova Andradina, internado em Cuiabá (MT), se recupera bem

Casos confirmado de covid-19 em MS chegam a 1.023

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Arquivo / Governo do Estado

Nas últimas horas foram divulgadas informações sobre o 12ª caso de covid-19 confirmado em Nova Andradina e que se refere a um caminhoneiro que está hospitalizado em Cuiabá (MT). O paciente se recupera bem.

Segundo uma postagem feita pelo prefeito Gilberto Garcia em suas redes sociais, o caminhoneiro, após ficar vários dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), agora já caminha, se alimenta e toma banho sozinho. “Receberá alta nesta semana", escreveu o chefe do Poder Executivo ao comemorar a recuperação do paciente.

Garcia aproveitou a oportunidade para pedir cautela à população. “Coisa boa é tomar um solzinho em dia frio, não é? Mas faça isso no quintal de casa. O perigo ainda não passou e, cada um fazendo sua parte, evitando aglomerações em bares, festinhas particulares, usando máscaras, venceremos o inimigo invisível”, postou.

Boletim epidemiológico de 25/05/2020

Segundo dados do boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), Nova Andradina segue com 12 casos confirmados e tem três casos aguardando encerramento*.

O Nova News apurou que, em Nova Andradina, mais um paciente foi considerado suspeito, porém, como a coleta do material para exame foi feita nesta segunda (25), ele deve aparecer apenas no boletim desta terça (26).

Batayporã continua com seis casos confirmados, entre eles, dois óbitos. No município, no momento, não há nenhum caso pendente de encerramento.

Bataguassu continua com seis casos confirmados e nenhum pendente de encerramento. Taquarussu tem um caso confirmado e nenhum suspeito. Ivinhema não tem confirmação, mas aparece no boletim desta segunda (25) com oito casos pendentes de encerramento.

Angélica tem quatro casos suspeitos e nenhuma confirmação. Já Nova Alvorada do Sul tem um caso confirmado e oito casos suspeitos pendentes de finalização.

Nos demais municípios da região, segundo os dados da SES-MS, não há, até o momento casos confirmados ou pendentes de encerramento.

Sobre os casos que não foram encerrados pelos municípios, o Nova News apurou junto a assessoria de comunicação do Governo do Estado que houve uma mudança no modelo de levantamento das informações.

Agora os municípios inserem os dados direto ao sistema da SES-MS, sendo que, os próprios gestores municipais devem, após os devidos procedimentos, efetuarem o lançamento das informações sobre casos descartados e confirmados, encerrando desta forma o ciclo de apuração com relação à situação de cada paciente.

Desta forma, os casos não encerrados pelos municípios são situações que estão pendentes desta atualização por parte das secretarias municipais de Saúde.

Estado 

Em Mato Grosso do Sul, o número de casos confirmados de covid-19 teve um aumento de 99 e chegou, nesta segunda (25), ao total de 1.023. Destes, 40 pacientes estão internados, sendo 26 em leitos clínicos e 15 em leitos de UTI. Outros 616 estão em isolamento domiciliar e 350 estão recuperados. Foram registrados, desde o início da pandemia, 17 óbitos no Estado.

*Com relação aos casos aguardando encerramento em Nova Andradina, por um erro de digitação no boletim epidemiológico publicado pela SES-MS, foi colocada, no documento, a quantidade de “30”, mas, na verdade, a quantidade oficial correta é “03”. O secretário municipal de Saúde, Sérgio Maximiano disse ao Nova News que entrou em contato com a equipe do Governo do Estado solicitando a correção.