Buscar

De forma segura, servidores da Assistência Social de Anaurilândia fazem campanha contra violência ao idoso

A mobilização contou com apoio do CRAS, CREAS e Projeto Conviver

Cb image default
Foto: Divulgação

Uma panfletagem organizada pela Secretaria de Assistência Social de Anaurilândia buscou conscientizar a população local, visando combater a violência contra a pessoa idosa. A mobilização aconteceu nesta segunda-feira (15), justamente a data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

De forma segura, munidos de máscaras, luvas e álcool em gel, os servidores foram até a ruas da cidade distribuir panfletos, onde conscientizam os moradores locais sobre a importância de combater a violência contra os idosos.

De acordo com Heidy Rocha Cabriotti, uma das responsáveis pela coordenação da ação, mesmo  diante da pandemia do novo coronavírus, se fez necessário realizar a mobilização.

Nas palavras dela, com o isolamento social, os idosos estão mais recolhidos e alguns deles podem estar em situação vulnerável, principalmente de violência. “É preciso alertar a nossa população no sentido de proteger os nossos idosos. Fizemos tudo de forma bem segura e responsável para que essas informações cheguem até a maioria de nossos moradores”, explica.

Além dos servidores da Secretaria de Assistência Social, a mobilização contou com apoio dos servidores Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e também agentes do Projeto Conviver.

De acordo com estatísticas, a violência contra idosos no Brasil vem aumentando, seja pelo maior número de pessoas nesse segmento da população, seja pelo aumento das denúncias, que foram facilitadas com um canal próprio, o Disque 100.

Para ajudar no combate desse tipo de crime, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. Em 2020, o tema ganha ainda mais relevância diante do aumento da violência doméstica durante a pandemia de covid-19.

Levantamentos realizados em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que os idosos devem representar 25,5% da população brasileira até 2060. Hoje, o Brasil tem 29,9 milhões de idosos, de acordo com informações disponíveis no site World Health Organization (WHO). (Com informações da Agência Senado)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.