Buscar

Estação de Tratamento de Esgoto de Anaurilândia protege meio ambiente tratando o esgoto doméstico

Rede e ligações também foram concluídas no centro da cidade e os proprietários de imóveis da região já estão utilizando o serviço.

Cb image default
ETE de Anaurilândia já está concluída e fará o tratamento do esgoto doméstico da cidade - Imagem: Divulgação

O ano de 2020 foi promissor em Anaurilânida, a Sanesul concluiu a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE e uma grande quantidade de novas ligações de imóveis à rede.

Este pacote de obras da construção da ETE (ela possui capacidade de tratar até 20 litros de esgoto bruto por segundo) incluiu também uma elevatória final, 3,1 km de linha de recalque, uma elevatória de esgoto tratado, 1.287m de emissário, 3,2km de rede coletora de esgoto e 424 ligações domiciliares de esgoto. Além disso, foi feita a reabilitação de 141 ligações domiciliares de esgoto, laboratório e urbanização. O valor do investimento foi de R$ 3,4 milhões de reais da própria empresa.

“Essas obras já foram concluídas, as ligações estão autorizadas e a estação de tratamento está em pleno funcionamento. Essa rede foi feita na região central da cidade, os donos dos imóveis já foram notificados e estão fazendo a ligações na rede de rua da Sanesul”, comentou o supervisor Paulo de Souza Lira.

Para que o tratamento do esgoto aconteça corretamente, é preciso que sejam feitas todas as obras de infraestrutura com as tubulações que passam nas ruas e seguem até as estações de tratamento- ETEs, respeitando todas as etapas de um longo processo de saneamento.

A ETE é uma unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

Avançar Cidades

Novas obras vão ocorrer em breve e aumentar a cobertura do serviço para toda a população, ou seja, mais imóveis terão seu esgoto coletado e tratado conforme a legislação vigente.

É que Anaurilândia também foi um dos municípios contemplados com recursos provenientes do programa Avançar Cidades, viabilizado pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) junto à Caixa Econômica Federal em 2019.

O recurso já é garantido, cerca de R$ 3,1 milhões, será utilizado para aumento da rede de coleta dos bairros da cidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.