Buscar

Falta de mão-de-obra qualificada deixa vagas de emprego em aberto no município de Batayporã

Cb image default
Sônia Maria Dias de Souza, gestora da Casa do Trabalhador - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Nos últimos meses, Batayporã tem vivido um crescimento significativo com relação à oferta de postos de trabalho com novos empreendimentos que estão se instalando no município, o que fez com que a oferta de vagas sofresse um aumento exponencial, tanto que, as empresas interessadas em contratar estão com certa dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada.

Nos últimos dias, o Nova News apurou junto à gestora da Casa do Trabalhador, Sônia Maria Dias de Souza, que há diversas oportunidades disponíveis. “São 105 vagas em 20 diferentes funções que não estão sendo preenchidas, seja pela falta da experiência exigida, seja pela ausência de qualificação profissional”, explica ela.

Sônia pontua que as empresas estão adotando diversas estratégias, como divulgações pelos órgãos de imprensa, em sites e rádios da região, propaganda volante e até mesmo montando tendas em locais estratégicos para captação de currículos, tudo isso na tentativa de suprir a demanda gerada pelos postos de trabalho.

A gestora detalhou ainda que, de janeiro a junho deste ano, foram realizados 1.884 atendimentos pela Casa do Trabalhador, sendo que, desse montante, foram encaminhadas 738 pessoas, resultando em 84 contratações até o momento, porém, conforme já informado, há ainda uma sobra de 105 vagas a serem preenchidas.

Cb image default
Empresas têm adotado diversas estratégias para captação de currículos - Imagem: José Almir Portela / Nova News

“Tanto a falta de experiência quanto a falta de qualificação são fatores que, muitas vezes, inviabilizam as contratações, motivo pelo qual, as pessoas que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho devem estar atentas às oportunidades de enriquecer seus currículos. Aqui em Batayporã, os cursos gratuitos oferecidos constantemente através de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal, por exemplo, são uma excelente oportunidade”, pontua ela.

Sônia explica que a preferência para o preenchimento das vagas é direcionada para pessoas de Batayporã, no entanto, quando a demanda não é atendida, essas oportunidades acabam sendo disponibilizadas para moradores de outras cidades da região.

“Temos vagas para açougueiro, analista de controle de qualidade, balanceiro, recebedor de bovinos, eletricista de instalações industriais, lombador, mecânico de manutenção industrial, operador de empilhadeira, operador de escavadeira, operador de máquinas fixas, retalhador de carnes, serralheiro e outras funções, para atuação em empresas como Zanchetta Foods, Copasul, Employer e Royal Agro, mas, infelizmente, não estamos achando mão-de-obra qualificada”, finaliza Sônia.

Informações sobre vagas

Mais informações sobre as vagas de emprego ofertadas em Batayporã podem ser obtidas na Casa do Trabalhador, que fica na Avenida Brasil, 2.064, telefone (67) 3443-2576.

Cb image default
Casa do Trabalhador de Batayporã - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Informações sobre qualificação

Com relação aos cursos oferecidos gratuitamente por meio da parceria entre Senar, Sindicato Rural e Prefeitura Municipal, detalhes podem ser obtidos pelo telefone (67) 3443-1388 ou pessoalmente no sindicato, Avenida Brasil, 3.000, na saída para os assentamentos.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.