Publicado em 16/06/2022 às 17:40, Atualizado em 16/06/2022 às 21:52

Fiéis católicos celebram Corpus Christi em Nova Andradina e Batayporã

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação/Cepana

As comunidades católicas de Nova Andradina e Batayporã, participaram nesta quinta-feira (16) das celebrações de Corpus Christi, data em que os cristãos celebram a Eucaristia, Corpo e o Sangue de Cristo.

Tanto em Nova Andradina, quanto em Batayporã, as Igrejas ficaram lotadas de fiéis durante a Santa Missa e em seguida, seguiram em procissões com o Corpo de Cristo pelas ruas que foram enfeitadas. Durante as caminhadas, as cidades receberam as bênçãos de Jesus Eucarístico.

Celebração em Nova Andradina - Imagens: José Almir Portela - Divulgação/Cepana

Para católicos de toda parte, a celebração de Corpus Christi é uma data muito especial e muito respeitada. Em outras cidades do Vale do Ivinhema também foram realizadas missas e procissões.

Significado

O significado de Corpus Christi é Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica e acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961, no dia são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão. A tradição de decorar as vias começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

A procissão é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!